Página Inicial > Bem-Estar > Yoga: Sequência Pranayama

Yoga: Sequência Pranayama

O praticante deve sempre respeitar a limitação do corpo, principalmente no nadi shodhana pranayama, comumente conhecido como a respiração alternada. É o controle da energia vital, por meio da respiração.

A sequência base do pranayama é feita da seguinte forma: colocar as mãos em jñana mudra (mãos sobre os joelhos, pontas do indicador e do polegar unidas, os outros dedos alongados); obstruir a narina direita ou preferencialmente logo acima da narina bloqueando a passagem do ar; inspirar (puraka) pela narina esquerda (respiração completa); trocar a narina em atividade, obstruindo agora a narina esquerda; expirar (rechaka) pela narina direita; e continuar o pranayama, inspirando pela narina direita e, assim, sucessivamente. Importante ressaltar que a narina em atividade é alternada sempre que os pulmões estão cheios e nunca quando estão vazios. A inspiração é sempre feita pela mesma narina com que se expirou.

No pranayama, procura-se seguir sempre a norma básica do Yoga “movimentos lentos, porém intensos”. Movimentos bruscos são evitados, a não ser que haja alguma orientação do profissional. A ansiedade deve ser deixada de lado, pois interfere na postura e prejudica o desenvolvimento do exercício. Calma e atenção são as palavras de ordem.

Outra dica para a técnica do Yoga é praticá-lo de olhos fechados, pois assim se estimulam os demais sentidos, favorecendo a interiorização e o equilíbrio. O relaxamento é sempre consciente, relaxar não é o mesmo que dormir. A frequência deve ser contínua, uma vez que o trabalho dedicado é que garante resultados perceptíveis.

Antes de iniciar o método, é recomendável estar de intestinos e bexiga vazios. Há um provérbio hindu que diz: “intestinos sujos são o solo fértil para toda e qualquer doença”. Aliás, dentro ou fora da prática do pranayama, não se deve comer em demasia, já que o consumo de muitos alimentos é prejudicial à digestão. E estes devem ser bem mastigados porque o processo digestivo inicia-se pela boca. Líquidos durante as refeições também são desaconselháveis porque aumentam o volume abdominal, retardam a digestão e produzem gases. Da mesma forma, ingerir comida muito quente ou gelada deve ser evitado, visto que danifica os dentes e o aparelho digestivo, enfraquece as defesas orgânicas e possibilita o aparecimento de doenças.

O nadi shodhana pranayama promove o bhuta shuddhi, ou seja, a purificação do corpo, possibilitando o despertar da energia física. Revigora o sistema nervoso, melhora o rendimento intelectual e desenvolve as faculdades mentais.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!