Página Inicial > Viagens > Brasil > Vai Para São Luiz do Paraitinga? Veja Aqui as Dicas Para Usufruir Dessa Bela Cidade

Vai Para São Luiz do Paraitinga? Veja Aqui as Dicas Para Usufruir Dessa Bela Cidade

Um dos destinos turísticos imperdível que está situado no interior do Estado de São Paulo é a cidade de São Luiz do Paraitinga. São Luiz do Paraitinga é uma das 29 cidades do interior do Estado de São Paulo, que está na rota turísticas. Por cumprir todas as exigências do Estado, acaba recebendo uma verba bem maior em relação às demais cidades, isto garante um maior desenvolvimento do local, que pode fomentar diversos tipos de atividades que ajudam a garantir a subsistência de seus moradores, sem contar que a prefeitura pode investir em melhorias para receber ainda mais turistas de todos os cantos do país e do mundo.

Localizada a mais de 700 metros de altitude, São Luiz do Paraitinga confere um ar muito particularizado. Conta com cerca de 11 mil habitantes, e também pertence a terceira região administrativa do Vale do Paraíba. Os acessos à cidade de São Luiz do Paraitinga podem ser realizados pelas rodovias Oswaldo Cruz e a Nelson pereira Pinto. Está a 171 quilômetros da capital do Estado de São Paulo.

A região no entorno, bem como a própria cidade é muito conhecida pelo seu carnaval de rua, que a cada ano apresenta-se ainda mais reinventado do que no anterior. Marchinhas muito vivas no inconsciente coletivo são tocadas constantemente durante todos os dias da festa. Além disso, há diversos blocos carnavalescos que se apresentam com figurinos e canções particulares.  Dentre eles há alguns que são os mais famosos da população: os blocos Juca Teles, Maricota e Gabriel Barbosa (O Bexiga). Contudo, por conta da tragédia de 2010, a cidade ficou sem o brilho, ao menos naquele ano.

A cidade de São Luiz do Paraitinga foi fundada em 1789, por bandeirantes oriundos das regiões de Taubaté, Mogi das Cruzes e Guaratinguetá. O nome da cidade, proveniente da língua tupi, quer dizer literalmente “grande rio grande”, mas somente obteve o estado de vila, em 1773, e cidade somente no século seguinte. São Luiz do Paraitinga é classificada como  cidade histórica e além de pertencer ao patrimônio histórico da humanidade. É estância reconhecida mundialmente desde 2002, mas ainda na época de Dom Pedro, já havia recebido a condição de ‘cidade imperial’, por conta de suas belezas naturais e pontos históricos, como igrejas e demais construções antigas da época ainda do império.

Local que reserva grandes surpresas aos turistas, bem como apresenta total estrutura como pousadas e hotéis para recebê-los.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!