Página Inicial > Viagens > Brasil > Visite Belo Horizonte, Há Muito o Que Ver e Fazer em BH

Visite Belo Horizonte, Há Muito o Que Ver e Fazer em BH

Uma dica de viagem para quem quer conhecer um pouco mais do Brasil é visitar a capital mineira Belo Horizonte. Situada na região sudeste, a capital apresenta diversas possibilidades de passeios turísticos, culturais e uma gastronomia regional que é reconhecida hoje internacionalmente. Uma de suas sugestões é o Roteiro Niemeyer.

Belo Horizonte está repleta de obras do famoso arquiteto Oscar Niemeyer, figura-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna no Brasil e no exterior. O Roteiro Niemeyer é um passeio turístico ao conjunto das obras do grande arquiteto, mundialmente famoso, começando pela mais recente obra de Niemeyer, a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. Criada para se tornar a nova sede administrativa do governo de Minas Gerais, foi construída em 2010 e abriga um dos maiores prédios de concreto suspenso do mundo.

Na sequência, segue-se para o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, um dos pontos turísticos mais conhecidos. Encomendado pelo então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, o conjunto reúne, à beira da lagoa da Pampulha, o Museu de Arte da Pampulha, instalado no prédio onde funcionava um cassino; Casa do Baile, um espaço para exposições que, inicialmente, abrigaria um restaurante e um salão de festas; e a igreja de São Francisco de Assis, principal cartão-postal da cidade, ornamentada com 14 painéis de azulejo de autoria de Cândido Portinari retratando a Via Sacra. Todo o espaço é contornado por jardins ornamentados por Burle Marx. Ainda na região ficam o prédio da Sede Administrativa da Fundação Zoo-Botânica e a casa onde morou o ex-presidente Kubitschek.

Ainda vale seguir para a região centro-sul de Belo Horizonte, chegando à Praça Raul Soares, está o Conjunto Habitacional Juscelino Kubitschek. Já na Praça da Liberdade encontram-se o Edifício Niemeyer, que causa a sensação do prédio ser bem mais alto, e a Biblioteca Pública Professor Luiz de Bessa.

O percurso termina com a visita à antiga Sede do Banco Mineiro de Produção, na Praça Sete, e à Escola Estadual Milton Campos, popularmente chamada de Colégio Estadual Central, no bairro de Lourdes, que tem alguns de seus prédios em formato de materiais escolares.

Todos os passeios podem ser feitos usando o transporte público. Para quem preferir, basta alugar um carro e seguir um roteiro pré determinado, para não perder tempo no trânsito, que, em se tratando de uma cidade metropolitana, costuma ser bem complicado. Ainda assim, vale muito a pena visitar a cidade.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!