Página Inicial > Viagens > Brasil > Visite e Aproveite as Boas Dicas Para Usufruir de Belém no Pará

Visite e Aproveite as Boas Dicas Para Usufruir de Belém no Pará

Belém é uma das cidades turísticas brasileiras situadas na região norte do país. Procurada igualmente por brasileiros e estrangeiros, apresenta uma série de atrações turísticas para quem visita à cidade, bem como oferece estrutura e suporte para garantir a diversão e a estadia dos turistas. Conhecida também como Portão de Entrada da Amazônia, oferece diversas possibilidades de cultura e lazer e está entre as 10 mais movimentadas do país. Ideal organizar a viagem entre as estações da primavera e outono. Embora o verão seja sempre mais atrativo, costuma ser muito chuvoso. Faz sol e calor o ano inteiro.

Está a 2.000 quilômetros de Brasília.

Quem vai a Belém deve programar alguns passeios que são imperdíveis na região. O conjunto arquitetônico da capital paraense, herança do período colonial, foi restaurado e hoje abriga museus e centros culturais. Boa parte das construções está reunida no bairro da Cidade Velha, como a Casa das Onze Janelas, na Praça D. Frei Caetano Brandão. A antiga residência de um senhor de engenho abriga um espaço cultural com exposições temporárias e um acervo com obras de artistas: Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi e Lasar Segall. Tem ainda um belo jardim e um restaurante famoso pelas comidas típicas e pelo happy hour.

Na região central de Belém está o Theatro da Paz, fundado em 15 de fevereiro de 1878, quando ocorreu um grande crescimento econômico, devido à extração da borracha. O prédio, de linhas neoclássicas, buscou inspiração no Teatro Scalla de Milão (Itália) e foi projetado pelo engenheiro pernambucano José Tiburcio de Magalhães. Nas laterais, pátios cercados de colunas e escadas que dão acesso à Praça da República. No saguão, há dois bustos talhados em mármore de carrara: José de Alencar e Gonçalves Dias, introdutores do indianismo no Brasil. No salão nobre, ao lado de espelhos de cristal, estão os bustos dos maestros Carlos Gomes e Henrique Gurjão. O teatro passou por uma grande reforma em 1904 e teve seu teto repintado em 1960 pelo artista italiano, Armando Baloni.

Outra construção famosa é o Cinema Olympia (o mais antigo do Brasil em funcionamento levando-se em conta que esteve sempre no mesmo local e parou suas atividades por pouco tempo), inaugurado em 24 de abril de 1912, pelos empresários Carlos Teixeira e Antônio Martins.

Os visitantes podem ainda conhecer o Palácio Lauro Sodré, o Palácio Antônio Lemos, o Colégio Gentil Bittencourt, a Praça Batista Campos, o famoso o mercado do Ver-o-Peso, entre outros monumentos, igrejas e capelas da época colonial.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!