Página Inicial > Viagens > Brasil > Confira as Melhores Praias do Sul, em Maceió

Confira as Melhores Praias do Sul, em Maceió

Para quem gosta de viajar pelo litoral brasileiro, uma boa pedida é seguir viajando pelo litoral de Alagoas, e dar uma parada – boa parada – em Maceió. Capital do Estado, a cidade está a leste da mesorregião, ocupando uma área de mais de 550 mil quilômetros quadrados. Com população estimada em mais de 1 milhão de pessoas, possui um clima tropical que é muito procurado por turistas, do Brasil e do Mundo, o ano inteiro.

Na cidade, é possível fazer todo o tipo de atividade. Desde os passeios tradicionais nas praias belíssimas, como divertidos e instrutivos passeios históricos. Estando em Maceió, há um city tour que percorre atrações culturais e históricas, como igrejas de arquitetura colonial, museus e monumentos históricos. No bairro histórico de Jaraguá, antiga zona boêmia, ainda há exemplares de construções do século XIX, antigos casarões e armazéns.

Para quem procura sossego à beira-mar e muita beleza natural, as praias do sul de Maceió são o destino certo. No caminho, dois cartões-postais alagoanos – praias do Francês e do Gunga que oferecem várias opções hoteleiras e gastronômicas. Um pouco antes da praia do Francês, a 15 km de Maceió (perto do povoado da Massagueira), está a pouco conhecida Praia do Saco. Ela tem um paredão enorme de arrecifes que forma uma piscininha na maré baixa, ideal para as crianças. A estrutura restringe-se a poucas barracas e cadeiras espalhadas pela areia.

No município de Marechal Deodoro, cidade histórica a 20 km da capital, está a badalada praia do Francês, também com um mar calmo e uma piscina natural represada pelo longo recife. Já o canto direito da praia é de mar aberto onde pode-se alugar quadriciclos para circular na areia. Outra é a Barra de São Miguel, 10 km adiante, possui um belo visual e é considerada a melhor para banho. O mar é sem ondas devido à presença do extenso arrecife. Muitos alagoanos têm casa de praia por ali.

Já Praia do Gunga é outra bem procurada. Na verdade, são duas praias em uma: um trecho de mar aberto, com uma sequência de coqueiros, e uma parte calminha, na foz da lagoa do Roteiro. O acesso é por lancha (partindo da Barra de São Miguel) ou pela porteira da fazenda, na rodovia AL 101 Sul. A 60 km de Maceió, em Jequiá da Praia, estão as Dunas de Marapé. A presença dos mangues, o encontro do Rio Jequiá com o mar, o passeio a pé até as falésias coloridas e as dunas e o banho de mar em águas mornas são as grandes atrações. Para chegar faz-se uma travessia de barco com direito à guia local. Outro atrativo é o passeio de bugre.

Mais adiante, vem a praia de Coruripe no vilarejo de pescadores Pontal de Coruripe; e o Pontal do Peba, última praia antes da Foz do São Francisco e point de praticantes de windcar.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!