Página Inicial > Viagens > Europa > Viaje e Aproveite São Petersburgo

Viaje e Aproveite São Petersburgo

Situada às margens do Rio Neva, na entrada com o Golfo da Finlândia, no Mar Báltico, está localizada uma das cidades do leste europeu mais importantes em termos históricos e culturais: São Petersburgo. Ela já foi chamada de Petrogrado, entre os anos de 1914-1924, e de Leningrado, entre 1924-1991, é também uma das cidades tombadas pela UNESCO e reconhecidas como patrimônio Histórico da Humanidade. Ela ainda é classificada como cidade federal da Rússia. Foi a pátria de um dos maiores escritores da modernidade: Fiodór Dostoiévisk.

São Petersburgo é uma das cidades do leste europeu que mais atraem os turistas, por conta de sua formação histórica e de todos os atrativos que lá existem. Fundada pelo então Czar Pedro, o Grande, em 1732, São Petersburgo foi a capital do Império Russo por mais de 200 anos. Centro de grande importância do país deixou de ser a capital logo após a Revolução Russa, em 1917. Em termos territoriais é a segunda maior cidade da Rússia e a quarta maior da Europa, ficando atrás apenas de Moscou, Londres e Paris. Com cerca de 4,6 milhões de habitantes, abriga diversos monumentos de raríssima riqueza artística e histórica. É considerada tão imponente quanto outras tantas cidades da Europa ocidental.

Com um dos climas mais rigorosos, a cidade permanece 237 dias por ano sob a neve, literalmente. Luxuosa é uma das mais caras do mundo. A moeda oficial é o rublo, que pode ser adquirido em casas de câmbio espalhada pelo centro. O idioma oficial é o russo, o inglês é muito raro de ser ouvido nas ruas, embora seja possível obter informações em inglês em restaurantes, cafés e hotéis, os cardápios. Os habitantes se esforçam muito para tentar entender e ajudar aos inúmeros turistas que visitam São Petersburgo o ano inteiro. O fuso horário, em relação à Brasília é de mais de seis horas.

Para quem vai a São Petersburgo há muito o que ver e o que fazer, mesmo em épocas de muita neve pelas ruas. Entre palácios da época do czarismo para serem apreciados, há cafés, restaurantes e lojas. Use a rota da Nevsky, que é obrigatória, para que se conheça os locais, bem como a rotina da cidade russa. Há outros pontos históricos repletos de monumentos. Visite o Museu do Hermitage, a Fortaleza de São Pedro e Paulo, a Catedral de S. Isaac, o Palácio de Mármore, o Museu Lenine.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!