Página Inicial > Viagens > Brasil > Viajando Para Pindamonhangaba? Saiba Mais Sobre Essa Linda Cidade

Viajando Para Pindamonhangaba? Saiba Mais Sobre Essa Linda Cidade

Fundada em 10 de julho de 1705, a cidade de Pindamonhangaba é um dos roteiros turísticos mais apreciados e procurados por quem quer conhecer uma cidade pequenina e acolhedora situada numa rota quase litorânea. Pertencente a mesorregião do Vale do Paraíba, e sub região de Taubaté, Pinda, como carinhosamente é chamada por moradores e visitantes, possui uma extensão territorial de cerca de 729 quilômetros de extensão, com uma população pequena também – pouco mais de 200 mil habitantes estão espelhados por aquelas bandas. A distância da capital paulista é de cerca de 146 quilômetros de distância.

A cidade de Pindamonhangaba conta ainda com um clima subtropical úmido, e uma altitude de 540 metros. O nome da cidade se deve a uma palavra originária do tupi e quer dizer “lugar onde se fazem os anzóis”. O inverno na cidade costuma ser bem típico, com uma temperatura média que varia entre 11o. C. a 14º. C. Por estar situada no Vale do Paraíba, apresenta clima chuvoso, quase que o ano inteiro. Faz divisa com Campos do Jordão, o que a torna um ponto dos roteiros turísticos mais importantes do Estado de São Paulo. Uma outra curiosidade é que possui um dos maiores contingentes que adeririam ao culto do Movimento Hare Khrisna da américa Latina.

A origem da fundação da cidade é duvidosa, entretanto a teoria mais aceita é de que o vilarejo que formou a cidade era uma fazenda agrícola e que em seu entorno, a caminho de Ubatuba, foi se formando um povoado que originalmente viva da renda provinda da produção do café. Trata-se de uma antiga sesmaria que fora doada a um certo capitão João do Prado Martins, que era filho de do bandeirante Brás Esteves.

O seu desenvolvimento aconteceu com grande força a partir do século XVII e que além do café outros produtos eram também produzidos como a cana de açúcar. Hoje, Pindamonhangaba é conhecida por conta da reciclagem, tanto que é conhecido como o município que melhor recicla produtos como as latinhas de alumínio.

Como Pindamonhangaba faz parte do chamado circuito da Mantiqueira, as belezas naturais da serra é o que há de melhor de ser aproveitado. Na cidade, há um balneário conhecido como “Águas Claras”, que é largamente procurado pelos turistas da região. Há um interessante centro histórico, que abriga casarões antigos, como o Palácio 10 de Julho que não pode deixar de ser visitado por quem for à cidade.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!