Página Inicial > Viagens > Brasil > Santo Antônio do Pinhal, Um Belo Lugar Para Passear Tranquilamente

Santo Antônio do Pinhal, Um Belo Lugar Para Passear Tranquilamente

Um dos destinos bastante procurados por casais que estão em lua de mel – e tantos outros que querem apenas um refúgio junto à natureza bem rústica é a cidade do interior do Estado de São Paulo Santo Antônio dos Pinhais. Pertence à região do Vale do Paraíba, bem como do litoral norte do estado, fica muito próxima à Campos do Jordão e à Taubaté, outras cidades do interior do Estado.

Santo Antônio do Pinhal faz limite com as seguintes cidades: São Bento do Sapucaí a norte, Campos do Jordão a nordeste, Pindamonhangaba a leste, Tremembé a sul, Monteiro Lobato a sudoeste e Sapucaí-Mirim (MG) a noroeste.

O clima da cidade de Santo Antônio do Pinhal é classificado como tropical de altitude com inverno seco e verão temperado. Local é apreciado por casais recém-casados que desejam uma lua de mel mais tranquila do que repleta de locais para visitação, embora a natureza exuberante de Santo Antônio do Pinhal também permita caminhas e explorações em pedras, cachoeiras e pequenas fazendas locais que servem comida típica do interior. Além disso, é possível ainda encontrar lojinhas que fazem a comercialização de artesanato criado pelos moradores da cidade.

Apesar de pequena, a cidade é bastante estruturada e tem capacidade de receber turistas não somente em épocas mais frias, como de costume, mas durante o ano inteiro, o que aliás é sempre bem vindo tanto para o comércio local, quanto para o bolso do turista. As diárias em pousadas chegam a custar até 80% menos em baixa temporada.

A cidade está localizada a uma altitude de mais de 1000 metros, e a população estimada não ultrapassa os 7 mil habitantes. Não se trata de um polo industrial, como se vê, nem comercial, contrariando as características das cidades vizinhas. Santo Antônio do Pinhal é local turístico e que ganhou seu estatus de freguesia em 1861, pelo então presidente da província de São Paulo, Antônio José Henriques.

Santo Antônio do Pinhal é uma das doze cidades que fazem parte do grupo de estância climática do Estado, sendo reconhecida como tal por apresentar e comprovar todos os pré-requisitos necessários para tal.  Municípios reconhecidos como estância climática, mineral ou turística recebem do governo sempre uma verba maior na hora da distribuição feita pelo Estado. A verba recebida, dependendo da quantidade de turistas visitantes no ano pode chegar a alguns milhões de reais.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!