Página Inicial > Viagens > Brasil > Vai Viajar Para Maceió? Confira Aqui Dicas Para Aproveitar ao Máximo Essa Linda Cidade

Vai Viajar Para Maceió? Confira Aqui Dicas Para Aproveitar ao Máximo Essa Linda Cidade

Para quem gosta de viajar pelo litoral brasileiro, uma boa pedida é seguir viajando pelo litoral de Alagoas, e dar uma parada – boa parada – em Maceió. Capital do Estado, a cidade está a leste da mesorregião, ocupando uma área de mais de 550 mil quilômetros quadrados. Com população estimada em mais de 1 milhão de pessoas, possui um clima tropical que é muito procurado por turistas, do Brasil e do Mundo, o ano inteiro.

Na cidade, é possível fazer todo o tipo de atividade. Desde os passeios tradicionais nas praias belíssimas, como divertidos e instrutivos passeios históricos. Estando em Maceió, há um city tour que percorre atrações culturais e históricas, como igrejas de arquitetura colonial, museus e monumentos históricos. No bairro histórico de Jaraguá, antiga zona boêmia, ainda há exemplares de construções do século XIX, antigos casarões e armazéns.

Os museus também fazem parte do percurso que revela a história de Maceió. O Museu Théo Brandão, referência da Cultura Alagoana, reúne fotografias, folhetos de cordel e livros, um arquivo audiovisual e documental com discos, filmes super-8, fitas de vídeo, slides e fitas cassete de antigas manifestações da cultura popular. Mas a maior coleção é de peças nordestinas, sobretudo alagoanas, como as moringas antropomorfas do artista Júlio Rufino e a cerâmica figurativa dos artistas Vitalino e Nô Caboclo. Na Avenida da Paz.

Já para quem quer apenas aproveitar as praias, há duas possibilidades, visitar as praias do sul e as do norte. São 230 km de praias no litoral de Maceió, com águas mornas de tonalidades que variam do verde ao azul cristalino, areia fina e branca, ondas calmas na maioria delas e arrecifes. Saindo da orla urbana, onde estão as badaladas praias de Pajuçara, Jatiúca e Ponta Verde (esta tem um farol bem na ponta), com seus calçadões, prédios residenciais, hotéis e muito comércio.

O último trecho urbano à beira-mar em Maceió é dividido pelas praias Lagoa da Anta e Cruz das Almas. O mar ali é bravo, e entrar na água é recomendável apenas para surfistas. Para quem quer se hospedar no centro e perto do mar, a região oferece três opções: o resort urbano Ritz Lagoa da Anta, o Ritz Suites e o econômico Reymar Express.

Dentre as praias do norte mais importantes estão: Jatiúca ou Cruz das Almas, Guaxuma, a 8 km do centro, com mar muito tranquilo, muitas casas de veraneio, restaurantes e mercadinhos. Na extensão dela, mais 2 km à frente, está a praia de Garça Torta. Há ainda a praia da Sereia, Ipioca, Pratagy, Paripueira, Tabuba, e a deserta Carro Quebrado, em Barra de Santo Antônio, famosa por suas inúmeras falésias.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!