Página Inicial > Bem-Estar > Usando Acessórios de Pilates Tanto no Pilates Quanto em Casa

Usando Acessórios de Pilates Tanto no Pilates Quanto em Casa

A prática do pilates – série de exercícios físicos criada por Joseph Pilates ainda na segunda metade do século XX, e que tem se popularizado, além de angariar muitos adeptos, traz inúmeros benefícios à saúde, tanto física como mental. Depois de avaliar e estudar muito os mecanismos de articulações do corpo, além de ser um adepto nato às práticas físicas, Joseph Pilates desenvolveu uma sequência de muitos exercícios que seguem três etapas básicas: exercícios no solo, com acessórios e em aparelhos, os quais foram projetados também por ele.

Uma prática que também possui princípios bem definidos e interdependentes os quais devem ser aplicados durante a execução dos exercícios: o centro, a concentração, o controle, a precisão, a fluidez de movimentos e principalmente a respiração. Esta última, muito próxima da respiração praticada no yoga, faz com que o indivíduo tenha uma consciência corporal muito forte durante todos os exercícios.

Sabe-se que a prática de atividades físicas é essencial para qualquer indivíduo. E quando ela é realizada usar uma roupa adequada é essencial. E na prática do pilates isto não poderia ser diferente. Usar roupas bem confortáveis, não muito largas, evitando assim que elas se prendam aos equipamentos, é uma forma de se prevenir para que durante a atividade física não ocorra imprevistos. Selecionar as peças de roupas, bem como os acessórios adequados para a prática, pode ajudar e muito no resultado final da atividade, além de permitir que o indivíduo pratique tanto no estúdio quanto em casa. Aqui vão algumas dicas de roupas e acessórios que devem compor o staff para a prática do pilates.

Primeiro as roupas. Para as mulheres, usar macacões confeccionados com tecido especial para a prática de atividades físicas pode ser uma boa pedida. Alguns materiais hoje, inclusive, servem para estimular a circulação sanguínea, minimizando os sinais de celulite. Para mulheres mais jovens e que gostam de leveza, regatas em corte slim e bermudas sem bolso, com ajuste no cós e nas barras das pernas, garantem muito conforto e leveza. De malha ou algodão, conferem agilidade e liberdade na realização dos movimentos.  De supplex, modelam e definem a silhueta corporal. Para todos os gostos, corpos e idades, tops e bermudas de supplex.

Já para os homens adeptos da prática de pilates, bermudas térmicas com modelagem unissex e rápida secagem do suor, garantirão o conforto durante todas as sequências das atividades. Este tipo de tecido, o térmico, mantém a região da virilha aquecida, protegendo-a contra possíveis lesões corporais. Sem contar que evita assaduras ou alergias. Já as bermudas feitas em supplex costumam ser as mais confortáveis, flexíveis, leve, macias e preferidas pelos homens.

Quanto aos acessórios, estes deverão ser organizados em especial por aqueles que se eximirão de ir até o estúdio. Há sim diversos exercícios idealizados que não necessitam dos aparelhos, mas precisam dos acessórios básicos. O primeiro item a ser organizado é um colchonete firme, nem duro, nem macio demais, cujo tamanho deverá corresponder ao corpo do praticante, para que ele fique acomodado nele.

Já as bolas para serem utilizadas são especiais. Há a chamada bola suíça, grande e mais leve, e as menores, em geral que possuem pesos diferenciados para exercícios feitos no chão. Elas também deverão ter resistência suficiente para suportar à pressão do praticante. Também é recomendável que elas sejam mantidas longe de objetos com pontas perfurantes ou cortantes, longes da luz direta do sol ou de quaisquer outras fontes que emitam energia e calor, pois elas podem estourar.

Tenha também em casa o hundred ou mais conhecida como faixa elástica. Ela é utilizada em sequência de exercícios cujo objetivo central é aumento de força abdominal e aumento de capacidade respiratória. Com um colchonete e a faixa, já é possível realizar vários tipos de abdominais que se alteram em grau de dificuldade, fortalecendo assim a região abdominal, pélvica e glútea. Sem contar a questão do alongamento que é muito presente nos exercícios com faixa.

Importante também adquirir um magic circle – ou circulo mágico. Este acessório permite a realização de inúmeros exercícios, tanto em pé, deitado ou sentado. Ele ajuda a estimular a força muscular, equilíbrio e concentração. Por fim, ter também as mini medicine balls auxiliará na execução e exercícios que estimulem o fortalecimento de membros superiores, estimula o desafio do equilíbrio e a propriocepção. Então, ponha o corpo em movimento!!

 

Compartilhe:

Deixe seu comentário!