Página Inicial > Informática > Computadores > O que um Netbook, Notebook e Ultrabook?

O que um Netbook, Notebook e Ultrabook?

Netbook ou Notebook, quais as diferenças entre eles?

Conhecer os diferentes tipos de computadores é algo que requer pesquisa. Existem muitos termos usados para descrever computadores e para decidir qual comprar é imprescindível conhecer suas funções e características gerais. Os nomes dos computadores, geralmente, indicam o tamanho, o uso esperado ou a sua capacidade e costumam ser similares, o que dificulta ainda mais a escolha. Parecidos sim, mas nunca iguais. Cada qual com suas particularidades.

Normalmente, quem tem um notebook acaba comprando um netbook. Por quê? Por serem mais leves e utilizados para tarefas simples, como o acesso à internet, que é algo que hoje quase todo mundo usa no dia-a-dia, seja para se informar ou para trabalhar. Mas há outras diferenças entre esses dois dispositivos.

Os notebooks são computadores portáteis e leves (têm telas de 12 a 18 polegadas e pesam entre 2,5 kg e 2,7 kg), sobretudo se comparados a um PC, e são carregados à bateria e integram, em um único pacote, monitor, teclado, mouse, processador, memória e disco rígido. Modelos mais modernos trazem outros recursos, como placa Wi-Fi, antena Bluetooth, processador de dois núcleos, Webcam integrada, leitor/gravador de CD/DVD e microfone embutido. Alguns mais modernos têm conexão USB 3.0, cerca de dez vezes mais veloz do que a 2.0 (que é a comum nos notebooks básicos). Essa conexão só é interessante para quem transfere arquivos muito pesados e também depende da compatibilidade do computador.

Uma variação recente dos laptops são os netbooks: mais compactos, mais baratos, porém menos potentes, ou seja, com um desempenho menor do que os notebooks. Devido ao tamanho da tela, a memória RAM e o Disco Rígido possuem menor capacidade e seus processadores apresentam um poder computacional reduzido. Em compensação, a bateria tem uma autonomia superior a do seu concorrente: em média, de duas horas a mais. Os teclados são menores, assim como as telas cujo tamanho variam de 5 a 12 polegadas. Outra diferença está na ausência de drive de CD ou DVD.

Portanto, são dispositivos diferentes, mas ambos garantem mobilidade e praticidade ao usuário. A escolha dependerá do objetivo do comprador e do que ele está disposto a pagar. A boa notícia é que os preços vêm caindo nos últimos anos. Importante também lembrar que os computadores estão em constante evolução, o que significa que sempre estarão surgindo novos modelos e versões.

Ultrabook é um notebook, porém fino, com até 1,8cm de espessura.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!