Página Inicial > Arte > Um dos Maiores Pintores, Vincent Van Gogh

Um dos Maiores Pintores, Vincent Van Gogh

Vincent Van Gogh e um dos pintores mais famosos no mundo inteiro. Quase impossível alguém que não conheça uma de suas obras ou um pouco de usa arte. No entanto, Van Gogh, como era chamado Vincent Willem van Gogh, nascido em 30 de março de 1853, em Zundert, uma cidadezinha que fica próxima de Breda, uma província de Brabante do Norte, nos Países Baixos, não é era apenas conhecido por suas largas composições como “Auto- retrato”, “Noite Estrelada”, ou “Terraço do café Arles à Noite”. Vincent Van Gogh também focou conhecido por conta de sua proeminente loucura. Durante um surto, cortou parte de sua orelha. Ficou internado em clínica psiquiátrica, viciou-se em absinto por certo tempo, e ao falecer, em 29 de julho de 1890, apresentava sintomas de esquizofrenia e transtorno bipolar.

 

Filho de um pastor e de uma dona de casa. Van Gogh foi batizado com o nome de seu avô paterno, em homenagem. No entanto, outro dado curioso ainda a respeito de seu nome é que Van Gogh teria tido um irmão primogênito que falecera um ano antes de seu nascimento, e que também havia sido batizado com o nome de ‘Van Gogh’. Van Gogh tem singular importância para o contexto das artes de sua época, uma vez que foi ele o responsável por introduzir técnicas do Impressionismo que marcou profundamente o final do século XIX.

 

De acordo com grandes biógrafos de Van Gogh, ele fora uma criança muito séria além de introspectiva. O pintor ainda era muito amigo de seu irmão mais novo, Theo, com que manteve um profundo laço de amizade. Segundo as correspondências, que foram durante, anos trocadas, entre os dois e descobertas em 1914 sendo também expostas ao grande público, apontaram que foi este irmão que proveu Van durante anos para que ele pudesse se dedicar ao exercício e atividade de artista.

 

Van Gogh iniciou seus estudos em pintura de uma forma um tanto quanto dolorosa. Ele, ainda muito jovem, e estava muito apaixonado pela filha de uma vizinha, quando ele já morava na Holanda. Lá, ao que consta, havia pedido para se casar com a garota, e ao receber uma negativa em resposta, isto gerou um grande conflito entre Van Gogh e seu pai, que acabara por enfartar. Foi nesse momento, que o jovem produziu uma de suas mais importantes obras – “O Comedor de Batatas”.

Entre as grandes obras de Van Gogh estão “Os Girassóis”, “O Quarto em Arles”, “Noite Estrelada”, e “Íris”.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!