Página Inicial > Receitas e Mesa > Tudo sobre os Vinhos Bordeaux, França

Tudo sobre os Vinhos Bordeaux, França

Os vinhos de Bordeaux são um grande exemplo de qualidade e bom gosto, oferecendo para quem gosta de degustar um produto com uvas de grande qualidade. A qualidade das uvas deverá resultar de uma série de fatores existentes, dentre eles estão o território, o clima, as variedades da planta e também a qualidade do solo de plantio.

A interação com o território

A interação de climas de vários locais geram o que chamamos de microclimas, estes que formam pequenos lugares que se chamam de terroir. A qualidade vem através de uma série de variedades o que gera o nível de qualidade de um bom vinho.

A região de Bordeaux fica próxima do oceano atlântico e por isso tem um clima temperado que é beneficiado pelas correntes marítimas e também do bosque de landes que forma uma cortina contra os ventos do oceano. O clima que reina na região é altamente agradável, os únicos acidentes que acontecem são as geadas de primavera e eventualmente a chuva de granizo.

O solo utilizado na plantação é um elemento considerado excelente para as videiras, para que possam produzir um vinho de qualidade, trabalhando com vários solos que são favoráveis para a cultura das videiras.

Um vinho de excelente qualidade

O vinho tinto bordalês, que é conhecido no Reino Unido como Claret, normalmente é feito através de uma mistura de uvas. As uvas que são permitidas para este tipo de vinho são as Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Petit Verdot, Malbec e Carmenére. A uva Malbec é utilizada raramente e a Carmenére está extinta da região.

Já o branco bordalês foi feito a partir das uvas Sauvignon Blanc, Semillon e Muscadelle.

Conheça alguns dos vinhos

Chateau David Beaulieu Bordeaux Supérieur 2009

Um vinho que possui coloração rubi com reflexos de violeta, possui um aroma de frutas vermelhas maduras, e é leve com taninos suaves.

Chateau Lagarette Cuvée Cyrus 2004

Também de coloração rubi e possui reflexos granada, além de contar com aromas de frutas vermelhas, e ervas, violeta e terra molhada, gera um sabor de taninos firmes, bastante frescos. Estes são alguns dos vinhos Bordeaux, conheça mais sobre eles no site http://www.adegaexpand.com.br/bordeaux

Compartilhe: