Página Inicial > Pets > Répteis > Tudo sobre Cágados: Aprenda sobre esse Exótico Animal

Tudo sobre Cágados: Aprenda sobre esse Exótico Animal

Os cágados são animais que vivem normalmente em rios, tem seu corpo adaptado para nadar com uma carapaça totalmente delgada, além de membranas entre seus dedos para que possa ter o nado facilitado. São animais bastante ágeis, e na natureza quando são avistados e se sentem ameaçados somem dando a mínima chance de serem capturados. Em vários países eles são chamados de sliders, já que deslizam sempre com a menor possibilidade de perigos em potencial.

Os cágados além disso são animais que podem viver praticamente todo o tempo na água ou mesmo próximo dela, apesar disto necessitam ter uma opção de sair quando precisam. É importante salientar que estes animais não podem ficar em locais onde é impossível se sair para um lugar seco, o que poderá inclusive mate roas animais afogados, devido a estava de nadar sem que possa descansar.

O tempo médio de vida deste animal é de até 35 anos.

Um exemplar bastante interessante deste animal é o Cágado do Mediterrâneo, este que poderá ser encontrado no norte da África e na península Ibérica. Na região existe uma grande reserva desta espécie, o que reforça o papel de preservação destes animais, é interessante salientar que algumas destas populações ficaram até mesmo isoladas e acabaram se extinguindo. Na Espanha para se ter uma idéia mais de 30% da população de cágados teve sua diminuição.

As zonas preferidas para viver destes animais são as zonas de água parada ou ainda de baixa corrente. Apesar de que as espécies estão cada vez mais em diminuição devido a ação do homem que destrói seu habitat e ainda vende o animal como de estimação, o que é algo ilegal.

Se você é uma pessoa que gosta bastante de répteis procure não capturar os animais na natureza. Cada um capturado, significa menos um que poderá se reproduzir na natureza. Caso encontre animais que estiverem feridos em zonas longe de seu habitat, procure entregar estes animais para as autoridades responsáveis pelo meio ambiente, desta forma ele poderá ser reabilitado e depois solto nos ambientes naturais.

Comem plantas, insetos, peixes, moluscos e até mesmo frutas que caem das árvores.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!