Página Inicial > Educação > Trabalho sobre o Oceano Índico

Trabalho sobre o Oceano Índico

Terceiro maior oceano do mundo, o Oceano Índico banha a Ásia, a Oceania e a África. Ele ainda possui uma extensão de mais de 3.440.000 km quadrados. Possui ainda uma profundidade de média de 3.890m. Além disso, o Oceano Índico teria se formado na chamada Era Mesozóica, como resultado da divisão do super continente, de acordo com os pesquisadores, tendo sido o último dos oceanos a se formar.

Alguns mares importantes compõem o Oceano Índico, entre eles estão o Mar Vermelho, o Golfo Pérsico, o Golfo de Áden, o Golfo de Omã, a Baía de Bengala, o Mar de Andaman, o Estreito de Malacca, Estreito de Ormuz, o Canal de Moçambique e o Mar da Arábia.

A formação deste oceano se deu por volta de 90 milhões de anos, quando suas características atuais começaram a serem produzidas através de ações de correntes marítimas de convecção – fluxo de do magma na astenosfera – camada logo abaixo da crosta terrestre – a qual formou a orogenia submarina – formação de montanhas – da cadeia meso – oceânico do índico.

Com um formato de um “Y”, delimita as placas Indianas e Africanas com a placa Antártica ao Sul. Já ao norte, ela divide a África da Península Arábica, fazendo com que as duas porções se afastem uma da outra, o que provoca um aumento significativo no Mar Vermelho, que um dia poderá vir a ser um oceano.

E por conta de sua proximidade com o Oceano Antártico, o índico é o segundo oceano que tem as águas mais frias, em especial na sua parte sul. Já na parte norte, as águas são mais quentes e devido às influências que provém do continente. E esta diferença de temperatura provoca o que se chama de monções. As monções são os ventos que mudam de direção, anualmente, e sempre de acordo com a variação de temperatura tanto dos próprios oceanos quanto dos continentes.

As águas quentes da parte norte do Oceano Índico também abrigam espécies marítimas raras e outras infinidades que nem são conhecidas. Também é o Oceano Índico um dos receptores dos mais importantes rios do mundo como Ganges, Tigre e Eufrates.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!