Página Inicial > Entretenimento > Tipos de Bicicleta para a Prática de Esportes e Dia a Dia

Tipos de Bicicleta para a Prática de Esportes e Dia a Dia

Para as pessoas leigas, as bicicletas parecem todas iguais, equipadas com selim, pedal, quadro e rodas. Porém, mesmo que os modelos aparentem a mesma configuração, há detalhes que diferenciam os tipos de bicicleta existentes no mercado.

Há bicicletas para usarmos na cidade, em rodovias, para fazermos trilhas, cicloturismo e até mesmo manobras mais radicais, sem contar aquelas que utilizamos na praia e para transportar cargas menores.

Veja quais são os tipos de bicicleta presentes no mercado e faça sua compra corretamente:

Bicicleta BMX

Provavelmente você já viu por aí o termo “BMX”, certo? Essa sigla é uma abreviação de bicicross, ou bicimotocross. Esse tipo de bicicleta tem aro de 20’’ e quadro compacto e rígido, assim é possível aguentar sem danos manobras radicais e saltos com impacto forte.

Além disso, esse tipo de quadro, geralmente feito em cromo, titânio ou alumínio, é ótimo para manobras free style, bastando apenas equipar a bike com freio na dianteira e rotor.

Como não são feitas para que você ande por longas distâncias com o equipamento, as bicicletas BMX não possuem marcha.

Bicicleta de passeio

As bicicletas chamadas também de comfort bikes são produzidas em alumínio e contam com 18 ou 21 marchas, às vezes até mais.

Seu selim é confortável e largo e elas são perfeitas para passeios de curtos a médios.

O pneu dessas bicicletas são feitos para o asfalto, mas eles também aguentam estradas de terra em boas condições.

Como são feitas de alumínio, são indicadas para cidades litorâneas, já que a maresia não corrói esse tipo de material. Além disso, alguns modelos possuem amortecimento no canote de selim e suspensão na parte dianteira.

Bicicletas femininas

A maior diferença das bicicletas femininas é seu tubo horizontal do quadro feito de forma inclinada, permitindo que as mulheres utilizem saias e possam subir e descer da bike com toda privacidade necessária.

Muitas delas possuem ainda cestinha na frente, encaixada no guidão, para carregar sacolas ou bolsas.

Feitas em cromo ou alumínio, há modelos com ou sem marcha.

Mountain Bikes

As bicicletas chamadas Mountain Bike começaram a se destacar ainda na década de 1980 e até hoje são as mais vendidas do mercado, provavelmente por se adaptarem aos mais variados tipos de ambiente.

Com uma mountain bike é possível pedalar por terrenos acidentados em trilhas, estradas de terra, pela lama e pela neve. Além disso, seus pneus slick se adéquam ao cicloturismo e ainda ao uso urbano.

Devido às 27 marchas, você pode subir a maior das subidas e a bike ainda conta com pneus lameiros e rodas e quadro bastante resistentes.

Bicicleta para ciclismo

Essas bicicletas são indicadas para quem pratica corrida. Se adaptam perfeitamente a estradas com asfaltos em ótimas condições, andam longas distâncias com muita facilidade e são velozes, devido ao peso que varia de 7 a 10kg.

Há modelos com câmbio de até 20 marchas, com rodas de aro 27’’ e quadro feito em alumínio, cromo, titânio ou fibra de carbono.

Bicicletas para triatlo

Cada vez mais na moda, o triatlo conta com bicicletas feitas exatamente para sua prática. Os modelos possuem rodas em aro 26’’, que permite cortar o ar com mais facilidade.

Bastante ágeis nas curvas, são específicas para as provas de triatlo, que possuem 40km de extensão.

Seu quadro é mais compacto do que os modelos para ciclismo e sua geometria é própria para que os músculos sejam poupados e os atletas possam ainda realizar a corrida a pé após a etapa de bike.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!