Página Inicial > Saúde > Tipo de Adoçante Melhor Recomendado

Tipo de Adoçante Melhor Recomendado

Conheça a seguir alguns tipos diferentes de adoçantes, bem como suas vantagens e desvantagens na utilização do dia a dia.

 

É fundamental que possamos conhecer alguns tipos de adoçantes para que saibamos qual é o mais indicado para a nossa necessidade e cada uma das pessoas. Vale saber ainda que o adoçante ciclamato e a sacarina não são á base de sódio e poderão colaborar para o aumento de pressão sanguínea, não sendo algo indicado para pessoas que são hipertensas. Levando isto em conta durante a gravidez existem alguns tipos utilizados que são mais indicados, como por exemplo para casos de sobrepeso ou mesmo diabetes gestacional.

A Sacarina Sódica.

No caso da sacarina sódica, este é o adoçante artificial considerado como mais antigo, e foi descoberto no ano de 1897 e é utilizado desde o ano de 1900. Toda a sua descoberta acontece de forma á toa já que o pesquisador em questão sem querer acabou descobrindo esta substância, procurando a experimentar. O adoçante é sintético e extraído de derivados de petróleo.

Como benefícios este adoçante adoça em torno de 300 vezes mais do que a sacarose, e não gera cáries.

A vantagem está em ser mais estável em altas temperaturas e pode ser utilizado em preparações quentes.

Ciclamato de sódio

Este também é sintético, e o sabor do adoçante acontece em torno de 30 vezes mais do que no caso do açúcar. Ele é bastante utilizado em um conjunto com a sacarina, principalmente no que diz respeito a formulação das bebidas líquidas e dietéticas.

É um adoçante que poderá gerar um sabor residual amargo.

O aspartame

O aspartame é um sistema sintético, o que é produzido a partir de dois tipos de aminoácidos naturais, o que são componentes de todas as suas proteínas, bem como o ácido aspártico e a fenilalanina.

Este adoçante adoça em torno de 180 vezes mais do que o açúcar, com a grande vantagem de não ter um sabor amargo. Em altas temperaturas, temos a perda destas propriedades, o que não é algo interessante no caso de receitas quentes, e até mesmo café preto por exemplo.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!