Página Inicial > Pets > Cachorros > Shih Tzu, O Pop Entre os Brasileiros

Shih Tzu, O Pop Entre os Brasileiros

Uma das raças preferidas entre os brasileiros é o shih tzu. Cachorro de pequeno porte, é ideal para fazer companhia. Apesar de ser preferido principalmente pelas mulheres da socialite, muitas pessoas não sabem a origem ou alguns cuidados específicos que esse cão precisa.

A origem do Shih Tzu

O Shih Tzu tem origem tibetana, onde era tido como um cão assustado dentro dos templos. Vez por outra eles eram doados aos imperadores como um tributo à honra, durante o século 17. Esse fato pode ser associado à lenda de que o cão dessa raça era um amuleto de sorte. Seu nome tem como significado “leão”, o que é relacionado à pinturas do começo do século 16 de cães que se parecem com pequenos leões.

A popularização da raça

O primeiro passo que levou a raça Shih Tzu a ser popular foi o fato dela ser dada como presente para imperadores da China. Posteriormente, na década de 30, a rainha Elizabeth (Inglaterra) ganhou um filhote de presente. Já na década de 60 o cão ficou famoso nos Estados Unidos, generalizando até chegar ao Brasil.

Características do Shih Tzu

O shih tzu é um cachorro de pequeno porte que mede, no máximo, 28 cm de altura. Seu peso ideal é de 4 a 7 kg. O seu porte faz com que em uma ninhada dê, no máximo, 5 filhotes. É um cão de companhia que vive em torno de 15 anos. Muitas vezes vem em duas cores, mas os mais populares são nas cores preto, marrom ou branco. O cão dessa raça tem o pelo longo, mas isso não exige muita tosa.

Essa raça é muito alegre e adoram brincar. São apegados à sua família e muito bons com crianças. O Shih Tzu pode ser teimoso mas pode ser treinado. Costumam latir quando veem algo anormal, e isso pode incomodar vizinhos. São dóceis, mas devem ser sociabilizados para isso. Eles adoram seguir o dono pela casa, talvez pelo fato de não gostarem de ficar só.

Cuidados com o pet

  • Alimentação e sobrepeso

O Shih Tzu é um cachorro pequeno, que deve pesar, no máximo, 7 kg. Você deve tomar muito cuidado com a alimentação dele para que ele não fique gordo.

  • Exercício físico

Uma das coisas que você pode fazer para que seu cão tenha o peso ideal é aproveitar a alegria do seu pet e fazer atividades com eles, brincando ou até mesmo caminhando (pequenas caminhadas) com seu  bichinho.

  • Escovação

O Shih Tzu tem um pelo longo que varia de espesso a liso. Você deve escovar o seu pet todos os dias para que o pelo não embole. Além do mais, isso servirá como carinho para ele.

Além desses cuidados, tenha cuidados gerais como cortar as unhas dele e com a orelha na hora do banho. Todo cachorro merece ser bem cuidado, ainda mais um cachorro pequeno e fofo que adora ficar no colo, como o Shih Tzu.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!