Página Inicial > Entretenimento > Esportes > Sedes da Copa Belo Horizonte

Sedes da Copa Belo Horizonte

Cidades sedes da Copa – Belo Horizonte

A Copa das Confederações, torneio de futebol mundial que reúne os 8  países campões de outros importantes torneios mundiais, que será realizada entre os dias 15 e 30 de junho, no Brasil este, ano terá como sede seis grandes cidades, sendo uma delas Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais.

Em outubro de 2011, a Federação Internacional do Futebol, a FIFA, confirmou o anúncio feito pouco antes, sobre quais cidades seriam a sede do torneio aqui no Brasil. Quando foram anunciados os nomes das cidades, houve um furor, por importantes cidades como São Paulo, terem ficado de fora da lista qual receberá importantes partidas de futebol. Contudo, Belo Horizonte, por exemplo, cidade que foi contemplada é uma cidade cuja população é apaixonada por futebol, merecendo mesmo ter sido escolhida entre tantas outras.

Belo Horizonte, ou “BH”, como é reconhecida pelo país afora, é o sexto município mais populoso do Brasil, contando hoje com quase 2,5 de habitantes, enquanto a área metropolitana contempla 34 cidades e ocupa a terceira posição de maior centro metropolitano, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

A cidade de Belo Horizonte conta com uma beleza bem natural considerando seu grande processo de urbanização. A cidade começou a se formar ainda no final do século XVIII, quando ainda abrigava um pequeno vilarejo, muito próximo à Ouro Preto, vila onde fora realizado o movimento da Inconfidência Mineira – tentativa de tornar o Brasil independente em relação à Metrópole Portugal. Contudo, a conjura nem ao menos se concretizou, deixando o desejo de liberdade para ser realizado posteriormente.  Assim, muitas cidades foram sendo oficializadas após a Proclamação da República, como é o caso de BH, que ganhou a condição de cidade apenas em 1897.

Importante salientar que a cidade de Belo Horizonte, inicialmente havia tido um planejamento urbano para ser desenvolvido pelo então engenheiro Aarão Reis, entretanto o projeto não conseguiu prever um rápido processo de urbanização pelo qual passou a região, impedindo que este fosse sido posto de modo efetivo em prática. Durante as primeiras décadas do século XX, a cidade de Belo Horizonte sofreu com a estagnação e falta de desenvolvimento, tendo os planejamentos de urbanização e criação de novos bairros, como a Pampulha, sido retomados apenas a partir da década de 1940.

Os jogos da Copa das Confederações acontecerão no tradicional Estádio do Mineirão, o qual passou por longa reforma para atender às normas internacionais exigidas pela FIFA. O estádio também abrigará os jogos da Copa do Mundo de 2014, também realizada no Brasil.

Compartilhe: