Página Inicial > Entretenimento > Datas Comemorativas > Santo Casamenteiro Festa de Santo Antônio Junina

Santo Casamenteiro Festa de Santo Antônio Junina

Festas Juninas – Origem Da Festa De Santo Antônio, O Santo Casamenteiro

As tradicionais festas juninas brasileiras que ocorrem sempre no mês de junho e início de julho, foram trazidas pelos colonizadores portugueses que para cá vieram ainda no período da colonização. As origens das festas remontam às épocas pagãs, anteriores ao cristianismo, e que foram sendo adaptadas pela igreja ao cristianismo, com o intuito de que eles agregassem mais fiéis à instituição. Assim, as festas que eram realizadas para comemorar o solstício de verão lá na Europa, passaram a comemorar o aniversário de algum santo – no caso de São João Batista, São Pedro e Santo Antônio, o famoso casamenteiro.

Hoje, as festas juninas são, portanto, tradicionais no país inteiro, sofrendo apenas algumas variações de região para região, ou de santo para santo. No nordeste, por exemplo, onde as festas são motivos de comemoração praticamente o mês inteiro, diz- se que elas são, especialmente, em agradecimento às raras chuvas que ocorrem, já que a região é castigada por longos períodos de seca. Por outro lado, as festas juninas atraem milhares de turistas brasileiros e estrangeiros todos os anos, os quais movimentam muito a economia regional.

Embora os preparativos para as festas juninas comessem com muita antecedência, oficialmente elas têm início em 13 de junho e se estendem até 29 de junho, e em alguns lugares do sudeste, adentram o mês de julho, por uma livre adaptação de calendário. E é neste dia que se realiza a festa junina em nome de Santo Antônio, o santo mais popular do Brasil.

Santo Antônio de Lisboa ou Santo Antônio de Pádua teria nascido nos séculos XII ou XIII, já que não há uma documentação precisa em relação a isto. Ele teria sido um dos intelectuais mais importantes da época e, logo após a sua morte, passou a ser venerado por conta dos seus combates contra as heresias e injustiças praticadas contra os pobres em especial. Morreu em 13 de junho de 1231 e acabou sendo canonizado pela igreja católica, tornando-se santo oficialmente em 30 de maio de 1261. Por essa razão, o início das festas juninas, em 13 de junho, é dedicado a Santo Antônio de Lisboa.

Aqui no Brasil, no dia de Santo Antônio, muitas pessoas fazem simpatias em oferenda ao santo que, simbolicamente está ligado à fartura e ao casamento. No dia de Santo Antônio, as igrejas distribuem pãezinhos para que sejam colocados nas latas de mantimentos e as mulheres solteiras que desejam se casar, devem comer o pãozinho de Santo Antônio para terem sucesso na empreitada.

Compartilhe: