Página Inicial > Saúde > Saiba Quais São os Benefícios do Consumo de Alguns Alimentos Para o Cérebro

Saiba Quais São os Benefícios do Consumo de Alguns Alimentos Para o Cérebro

Ao contrário do que muito se fala a ingestão de alguns alimentos, em especial para as mulheres, é fundamental para a manutenção do bom funcionamento do corpo e, consequentemente, para ter uma vida mais saudável. Por exemplo, a ingestão de carboidratos simples e um pouco de açúcar é fundamental para a saúde do cérebro.

De fato, há uma lista de alimentos que não devem ser consumidos nem em pequenas quantidades, pois afetam as atividades neurais do cérebro. Em contrapartida, há uma lista de outros que são altamente funcionais, em outras palavras, corroboram com o bom funcionamento das funções do organismo como um todo e ainda ajudam no combate ao envelhecimento precoce dos neurônios.

Entre os melhores alimentos que são classificados como amigos do cérebro estão o pão, a massa, o açúcar, o mel, a geleia de frutas, a carne branca, os peixes de águas profundas, o azeite de oliva, o leite e a fruta sendo seca ou fresca, e o leite. A ingestão deste último ajuda até mesmo na manutenção de uma boa noite de sono, além de ativar células que reforçam a serenidade das mulheres.

Em geral, como apontam os médicos e nutricionistas, alimentos como leite, iogurte, carne, peixe, ovos, queijos, cereais (pães e massas), tomate, pimentões e hortaliças de folhas verdes, frutas cítricas, kiwi, morango, azeite de oliva, não podem faltar na dieta de mulheres que estão em desenvolvimento, por exemplo.

Carnes vermelhas devem também ser consumidas, mas com moderação. O consumo duas vezes por semana jáé suficiente para ter uma nutrição saudável. Por outro lado, consumir muita carne vermelha pode afetar o funcionamento do fígado, então é importante ficar atento a esta recomendação.

Outros alimentos que devem fazer parte da dieta de um indivíduo são os peixes, legumes, cereais, azeite, verduras, alcachofras, repolho, espinafre e frutas.

É durante o período da menopausa, no entanto, que a atenção deverá ser redobrada por parte das mulheres. Uma alimentação rica em leite, iogurte, carne branca, peixe (salmão, atum, cavala), verduras cruas ou cozidas, azeite, cereais, frutas frescas e secas ajudam na prevenção também de doenças como a osteoporose.

Manter a inteligência cognitiva viva e o equilíbrio emocional nesta fase, segundo os médicos, começa na mesa. É preciso ainda consumir ômega 3, presente em especial nos peixes, reduzir o consumo de bebidas que contenham açúcares, como refrigerantes, e também evitar a ingestão de bebidas alcóolicas. Investir no consumo da água é a melhor pedida, inclusive para diminuir inchaços, tão comuns entre as mulheres.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!