Página Inicial > Plantas > Saiba Mais Sobre as Cercas Vivas

Saiba Mais Sobre as Cercas Vivas

Todas as vezes que se lê ou se ouve a respeito de cercas vivas o que se pode notar é que se trata de um tema muito importante para o paisagismo. No entanto, nem todas as pessoas sabem o que são de fato as cercas vivas, muito menos para que servem efetivamente. As cercas vivas possuem, em primeiro lugar, um efeito decorativo em projetos de paisagismo. Basicamente, pode-se dizer que as cercas vivas possuem duas grandes funções, portanto. A primeira é exclusivamente decorativa. Já a segunda, é a de delimitar espaços. As duas funções podem ser bastante abrangentes, além do que cada uma delas também irá oferecer variedades de utilização.

Um mesmo jardim pode ser dividido em dois ambientes, assim como ocorrem com salas, cozinhas, quartos e outros ambientes em uma casa. No entanto, para conseguir essa “divisão” são usados pequenos e médios arbustos, e até mesmo ervas se prestam. Já a criação de espaços menores, através da utilização de cercas vivas mais altas, favorece a intimidade e a introspecção, permitindo o uso da área para diferentes finalidades, que vão desde uma área destinada ao descanso, até mesmo a um longe.

Contudo, o que mais atrai as pessoas para a realização de um projeto de cerca viva é a questão da segurança. De fato, é possível fazer um pequeno – ou médio – bloqueio com a ajuda de plantas que possam servir para a constituição de cercas vivas. Uma sebe alta e compacta protege com eficiência uma área com piscina, por exemplo. Outra possibilidade de uso de cerca viva é para formar uma forte barreira contra ventos, ruídos, e poeira. Já os arbustos espinhosos se prestam para manter invasores afastados e atém mesmo para coibir a fuga de animais maiores da propriedade sejam lá quais forem os animais.

Além disso, as cercas vivas ainda ajudam a disfarçar áreas que ainda não passaram por certo arranjo – casas de máquinas, pequenos depósitos, composteiras, muros e até mesmo áreas que acumulam lixo.

É sempre importante salientar que o que irá determinar a função das cercas vivas é a necessidade que existe na área onde elas serão plantadas. Além disso, é de suma importância que se faça a contratação de um profissional do paisagismo para que ele faça uma avaliação correta do local, e indique o melhor caminho a ser seguido. Vale ainda lembrar que este profissional ajudará a definir áreas ou elementos que devem ser destacados no  conjunto da obra.

 

 

Compartilhe:

Deixe seu comentário!