Página Inicial > Pets > Cachorros > Saiba Mais da Raça Shar pei

Saiba Mais da Raça Shar pei

Os cães da raça shar-pei são lindos mesmo. Pertencentes à família de cão de gado, cão da montanha, do Norte, ou seja, cães de companhia, no grupo dos AKC – são considerados cães não esportistas.

A raça é oriunda da China, e em sua origem,  fora criada para  executar diversas funções, inclusive a de ser um dos cães silenciosos e que fizessem além de guarda, também companhia. Embora não tenha as características de um cão pastor ou de rastreio, não perderam as chamadas habilidades para o trabalho, ao menos os exemplares que ainda vivem em locais campesinos. Já os que vivem em locais urbanos, abandonaram completamente este traço.

O shar-pei possui carranca bastante enrugada, e isto é justamente uma das características que faz dele um cão tão bonito. O tamanho médio de um exemplar adulto fica em torno de 45 a 50 centímetros, tanto nos machos, que sempre costumam ser maiores, quanto nas fêmeas. A mesma característica se dá quanto o assunto é o peso, ambos atingem entre 20 a 28 quilos. No ranking de inteligência, ocupa a 51ª. posição. A expectativa de vida fica entre 8 a 10 anos.

São ótimos cães de companhia, possuindo pelagem macia e com presença de rugas largas na pele. Essas rugas são mais presentes quando são filhotes. Outra característica marcante nesta raça é o formato dos olhos, que dá ao cão um aspecto de cansaço e tristeza. Mas não se engane,  de tristeza eles não têm nada, em especial quando são filhotes e bem danados.

Costumeiramente, são encontrados nas cores sólidas e as mais comuns são preto, vermelho-castanho, vermelho-mogno, fulvo-avermelhado, fulvo-claro, areia, creme ártico e azul, esta última mais raramente. As orelhas do sha-pei são pequenas, espessas e coladas ao pescoço. Já a cauda é grossa e inserida bem alta. Se analisado na fora do corpo, ele é bastante desproporcional, pois apresenta uma cabeça grande.

Seu focinho é largo e os lábios bem carnudos. Já as patas são de tamanho médio, fechadas para dentro e bem compactas.

Trata-se de um cão que é muito leal, independente e calmo. Adora viver em família, as pode  ficar estressado na presença de outros cães desconhecidos, bem como a presença de pessoas que não fazem parte de seu círculo familiar.

Mas não imagine que tamanha fofura reflita em obediência. O shar – pei é um cão de difícil temperamento, teimoso e que somente obedece a um dono. São territorialistas, e não gosta de carinho de pessoas estranhas, ele pode atacar.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!