Página Inicial > Viagens > Brasil > Conheça e Desfrute dos Belos Lugares Que o Rio de Janeiro Tem

Conheça e Desfrute dos Belos Lugares Que o Rio de Janeiro Tem

A cidade do Rio de Janeiro é um dos roteiros mais procurados por turistas internacionais do mundo inteiro. Embora também seja um encanto sem precedentes para quem vive no Brasil. Ela foi fundada por um erro de percepção geográfica. Segundo historiadores, e larga documentação, um explorador português que navegava pela costa brasileira teria encontrado uma baía para aportar. Ele acreditou que se tratava de um grande rio, por isso, chamou a região de ‘rio de janeiro’. A cidade é conhecida no mundo inteiro pela alcunha de “Cidade Maravilhosa”, e isto é mesmo.

De exuberância natural e geografia completamente incomum, abriga alguns pontos turísticos naturais mais esplendorosos do planeta. O Pão de Açúcar, morro que possui uma pedra em seu topo, que curiosamente, recebeu esse nome por conta da apreciação de um estrangeiro.

A Floresta da Tijuca, uma reserva natural que abriga algumas das mais raras plantas do meio ambiente terrestre. O Cristo Redentor, monumento recebido como um presente e, que hoje consta da lista das maravilhas do mundo moderno.

Entretanto, logo ele teria percebido a sua própria confusão e a teria desfeito. Mesmo assim, a região permaneceu conhecida como Rio de Janeiro, que foi fundada oficialmente por Estácio de Sá, em 1565. O Rio de Janeiro tornou-se a capital do Brasil, em 1764, permanecendo como tal até 1960, quando Getúlio Vargas inaugurou a nova capital – Brasília.

Além disso, o Rio de Janeiro foi palco de outros diversos e importantes acontecimentos que marcaram a história do país, como a vinda e instalação da Família Real Portuguesa em 1808, que aqui aportou fugitiva das tropas napoleônicas. A cidade do Rio de janeiro também é sempre lembrada por comemorações e eventos anuais importantes: a festa de virada do ano em Copacabana, que nos últimos anos tem reunidos mais de 2 milhões de pessoas, somente para a festa de virada. Outra atração do Rio de Janeiro é o seu carnaval, que também atrai turistas, inclusive estrelas famosas como Madonna.  O Carnaval é considerado a maior festa popular que acontece na Avenida Marquês de Sapucaí, concebida para a realização do evento.

Entretanto, o Rio de Janeiro também sofre com a extrema pobreza e as consequências do tráfico de drogas. Nos morros que se criaram após o processo de libertação dos escravos abrigam 75 % da população afrodescendente da cidade. Lá também estão em grande maioria os migrantes que vieram de outros Estados do Brasil em busca de melhores condições de vida. Mesmo assim, é um contraste exuberante.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!