Página Inicial > Educação > Resumo de Livros: Senhora

Resumo de Livros: Senhora

Publicado em 1875, por José de Alencar, Senhora é uma das obras clássicas e derradeiras do autor, que aborda na narrativa a temática do casamento como forma de ascensão social, iniciando diversos discursos sobre este e outros importantes temas que permeavam a sociedade do final do século XIX.

Senhora é moldado, ainda, ao menos em diversos pontos, nos modelos estabelecidos pelo romantismo. Embora esteja presente no romance a visão de que o amor verdadeiro redime as pessoas de todos os seus desvios de conduta, Senhor inova ao trazer a tentativa de construção de uma heroína que, numa sociedade patriarcal e paternalista, tenta de certa forma, conduzir a própria vida.

Aurélia é moça pobre mas de caráter firme que, perde ainda muito cedo a família. Apaixonada por Fernando Seixas, rapaz bom vivant que retribui os sentimentos nutridos pela jovem. Entretanto, ambicioso e sem nenhum talento para o trabalho, acaba aceitando casar-se com outra jovem, Adelaide, por conta do dote oferecido. Aurélia sofre com a traição.

Repentinamente, a vida de Aurélia muda, quando esta recebe uma herança deixada pelo avô. Ela torna-se a jovem mais rica da corte carioca. Com a ajuda de seu tutor, Lemos, Aurélia planeja se vingar de Fernando Seixas, oferecendo um casamento às escuras ao rapaz. Como este estivesse endividado, acaba deixando sua futura esposa para assumir este compromisso, em troca do dinheiro. Para surpresa e felicidade de Fernando, ele descobre ser Aurélia sua futura noiva. Aurélia finge retribuir.

Após a realização do consórcio, ainda na noite de núpcias que não se realiza, Aurélia passa a tratar Fernando como total desprezo e constantes humilhações Ela afirma ter comprado seu marido, e alerta Fernando que eles devem manter um casamento de aparências.

Fernando então percebe o quanto fora ambicioso e decide recuperar toda a sua dignidade vendida por “cem contos de réis”. Passa a trabalhar com afinco, com o único objetivo de devolver o dinheiro à Aurélia e assim, pode recomeçar sua vida em paz. Durante onze meses, os dois vivem como estranhos na mesma casa. Durante o dia, tratam-se como um casal feliz e cheio de amor. À noite, repelem-se, além de se tratarem com inúmeras ironias.

Fernando consegue juntar o dinheiro e o devolve à Aurélia. Esta, que notou a melhora e recuperação da dignidade do rapaz o perdoa, revelando o quanto o ama. Ao final da obra, os dois se reconciliam.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!