Página Inicial > Educação > Resumo de Livros: A Hora da Estrela

Resumo de Livros: A Hora da Estrela

A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, é o último livro da autora a ser publicado em vida, em 1977, e penúltimo a ser escrito por ela, em folhas avulsas que foram organizadas com a ajuda de sua secretária.

O romance narra a história de uma retirante datilógrafa que vem morar no Rio de Janeiro, Macabéa e que segundo o narrador Rodrigo SM (alter ego da própria escritora) não tem absolutamente nenhuma consciência de si mesma. Além disso, ao longo da narrativa, Rodrigo vai afirmando não saber por que razão ainda escreve sobre ela, pois Macabéa nem sabe que existe.

A autora afirmou numa única entrevista que dera a uma rede televisiva que havia se inspirado na própria infância que tivera no Recife, além de na vida de retirantes que encontrou em um aterro no Rio de Janeiro. A autora também afirmou que fora visitar uma cartomante que lhe fez inúmeras previsões maravilhosas, e que ao sair de lá, imaginou como seria divertido se fosse atropelada depois de ouvir somente coisas boas.

Macabéa, moça ingênua e muito sonhadora, chega ao Rio de Janeiro com valores e ainda arraigada numa cultura completamente diferente. Leva uma vida sem grandes sobressaltos. Feia, magra, e com ausência de hábitos comuns de higiene. Segundo o próprio narrador, trata-se de uma mulher para quem ninguém olharia. Trabalha como datilógrafa, num escritório onde conhece Glória, filha de um açougueiro de quem se torna “amiga”. Conhece Olímpico, também nordestino, que a troca por sua amiga Glória, por esta ter mais atrativos do que Macabéa.

Glória, que por alguns momentos sente culpa por ter roubado o namorado da amiga, induz Macabéa a visitar uma cartomante conhecida, que julga ser excelente. Glória, compelida pelo argumento de que Macabéa não possui dinheiro para tanto, empresta-lhe para que a retirante feia vá em busca de saber sobre o seu destino. A cartomante, que insinua ter sido garota de programa, faz previsões à Macabéa, de que ela logo terá sua vida modificada. Até mesmo encontrará um outro namorado, estrangeiro.

Cheia de esperanças, Macabéa deixa a casa da cartomante. E, ao atravessar a rua, é atropelada por um Mercedez Bens amarelo. A protagonista morre sendo observada por vários transeuntes que passam pelo local.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!