Página Inicial > Educação > Resumo da Segunda Guerra Mundial

Resumo da Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial, provavelmente teve como uma das causas a imposição do Tratado de Versalhes de 1919, sobre a Alemanha, principalmente. A Crise de 1929 dos Estados Unidos, que acabou se alastrando por toda a Europa, também teve sua parcela.

As ambições imperialistas do nazi-fascismo, especialmente da Alemanha, eram juntar a região da Áustria e do leste europeu. A Inglaterra e França cederam aos alemães a ocupação destes locais na conferência de Munique. Contudo, franceses e ingleses certificaram a proteção e não invasão alemã de demais territórios no leste europeu (Polônia): a Alemanha firmou compromisso de não explorar nova expansão territorial sem o consentimento franco-inglês. Prolongando a política dos acordos, em 1939, Hitler e Stálin assinaram o pacto germano-soviético de não ataque e neutralidade entre Alemanha e União Soviética, por uma década.

Mais um acontecimento que intensificou a aliança dos países do Eixo ocorreu entre 1936 e 1939 na Espanha; quando a Guerra Civil Espanhola, aniquilou milhões de pessoas. Os líderes nazifascistas, Hitler e Mussolini, deram apoio ao golpe do general Franco, enviando armas recém-projetadas pela indústria bélica alemã para serem “testadas” no confronto. O apoio nazifascista concretizou a aliança Eixo Berlim-Roma.

Outra característica da história é que na década de 1930, o Japão aparecia como grande potência imperialista. Essa expansão o induziu a entrar em conflito com a União Soviética e outros países imperialistas ocidentais. A partir daí, o Japão começou a aliança Eixo Roma-Berlim-Tóquio. A principal política dos 3 países era combater o comunismo.

Em 1939, a Alemanha nazista invadiu a Polônia em vingança ao Tratado de Versalhes, que havia incorporado à Polônia, um território que pertencia à Alemanha.

Em 1941, Hitler desfez o acordo com a União Soviética e invadiu o país, procurando petróleo, minérios e cereais. Até 1941, os alemães dominaram o exército soviético. Em 1942, Alemanha, Itália e Japão conseguiram grandes vitórias na Europa, possuíram vários territórios, mas no mesmo ano, os soviéticos revidaram.

Os aliados, Inglaterra e França, tiveram o apoio da União Soviética e dos EUA. A União Soviética declarou guerra no instante que Hitler desfez o pacto germano-soviético; enquanto os EUA já faziam acordos com a Inglaterra. Depois dos ataques japoneses à Pearl Harbor, os EUA declararam guerra ao Japão.

A vitória dos EUA sobre a marinha japonesa em 1942 e a derrotara em 1943 das tropas do Eixo, pelas tropas inglesas e norte-americanas, esboçava um fracasso. O golpe final foi do Exército Vermelho que tomou Berlim em 1945.

Hitler se suicidou com um tiro e Mussolini foi fuzilado pela resistência italiana. A última batalha aconteceu entre Japão e EUA. Em agosto de 1945, os EUA consolidaram a vitória e mostraram ao mundo o seu poder bélico, lançando bombas nucleares que arrasaram Hiroshima e Nagasaki, decretando o fim da Segunda Guerra Mundial.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!