Página Inicial > Tecnologia > Repetidores de Sinal: O Que São e Qual Comprar?

Repetidores de Sinal: O Que São e Qual Comprar?

Objetos diversos – entenda o que são e como escolher um deles para sua casa

Hoje, um item comum em casas, apartamentos, empresas e comércio, de maneira geral, é a presença da internet. Em tempos digitais é quase impossível nas grandes e pequenas cidades encontrar alguém que não esteja conectado ao mundo virtual. E por conta dessa demanda tecnológica há diferentes aparelhos que fazem parte da composição de parafernalhas que ajudam a repetir o sinal da internet. Se há conexão via cabo, tem de ter o modem e, consequentemente, o distribuidor de sinal WIFI. Uma conquista da modernidade que eliminou uma porção de cabos e possibilitou outro tipo de conexão.

Acontece que nem sempre esse sinal é forte o suficiente para que um usuário de notebook possa ficar em qualquer canto da casa, conectado, por exemplo. É muito comum que as pessoas tenham de ficar próximas onde está instalada toda a rede de internet para ter uma conexão mais rápida, eficaz e que não fique caindo a todo instante.

Sabe-se que há diferentes motivos para que isto aconteça. A falta de sinal pode ser devido a um posicionamento ineficaz do roteador; pode ser promovida pelo excesso de obstáculo espalhado pela casa; ou ainda, o uso de antena transmissora de sinal WIFI de baixa potência.

Mas é possível driblar este tipo de problema. Para tanto, foram criados os repetidores de sinal de rede. O repetidor de rede funciona da seguinte maneira: ele capta o sinal da antena principal e distribui pelos ambientes. Há diferentes modelos no mercado, assim como marcas das mais variadas. Os preços variam conforme a capacidade do repetidor, assim como o fabricante dele.

Um dos mais simples e comuns encontrados no mercado é o repetidor Airlan 817, da Opticon. Ele suporta taxas de transferência de dados de até 150 Mbps. Além disso, ele é compatível com o padrão Wi-Fi 802.11 b/g/n e, para funcionar, basta ser ligado na tomada.

Para quem possui usa desktop e o cabo da internet não chega até ele, o repetidor USB, como o TL-WN722N, da TP-Link, funciona muito bem. Basta colocá-lo em uma entrada USB e fazer a instalação dos drivers e acertar a configuração da internet. O repetidor TL -WN722N oferece suporte aos protocolos de criptografia WEP, WPA, WPA2, WPA-PSK e WPA2-PSK, que são padrões de mercado e permitem que o dispositivo se conecte com qualquer ponto de acesso ou roteador  wireless existente no mercado.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!