Página Inicial > Entretenimento > Jogos > Regras do Jogo de Tranca: Como Jogar

Regras do Jogo de Tranca: Como Jogar

A Tranca é um jogo de cartas muito tradicional e que pode jogar por duas ou por quatro pessoas ao mesmo tempo. No primeiro caso o jogo acontece com os dois adversários que estão na mesa se enfrentando, já no caso do jogo com quatro pessoas, duas duplas acabam se enfrentando. Para jogar também será necessário que as pessoas tenham dois baralhos com 108 cartas.

Cada participante recebe 11 cartas. Além disso, são criados mais dois montes de cartas com 11 em cada um, chamado de morto. O objetivo geral do jogo é fazer mais pontos, sendo que vence aquela dupla ou aquele indivíduo que conseguir realizar o maior número de pontos ao final da partida.

As combinações que podem ser feitas no jogo é de números na sequência com o mesmo naipe. Também pode ser baixado o jogo com três cartas com o mesmo valor mas com o naipe diferente, que também é chamado de trinca. No decorrer do jogo, será possível baixar as cartas na mão ou que são compradas do morto ou do lixo nos jogos que estão baixados.

Existem algumas regras especificas que acabam diferenciando a tranca da Canastra, por exemplo. Uma delas é a carta de número 3 de qualquer naipe, que não pode ser utilizada para usar nos outros jogos. Portanto, quando ele é jogado ele acaba trancando todo o monte e assim o jogador terá que comprar obrigatoriamente a carta do monte, e não do lixo.

No jogo também não existe o curinga com a carta propriamente dita. Na verdade, neste jogo se utiliza a carta de número 2 como curinga.

O jogador poderá comprar uma carta tanto do monte de cartas ou então comprar a primeira carta que está disponível no descarte. Mas o jogador poderá comprar somente esta carta quando ela for utilizada para um jogo. Neste caso, o jogador deve baixar no mínimo uma sequência de números ou uma trinca.

Quando as pessoas batem, ou seja, colocam todas a suas cartas em um jogo, ele pode comprar o morto, e só depois que os mortos acabarem é que a rodada termina.

A pontuação pode ser definida antes do jogo, mas geralmente fica da seguinte forma:

Batida   100 pontos

Todas as cartas                  10 pontos cada

3 vermelho baixado, com canastra         100 pontos

3 vermelho baixado, sem canastra         -100 pontos

Canastra Suja    100 pontos

Canastra Limpa                 200 pontos

Compartilhe:

Deixe seu comentário!