Página Inicial > Receitas e Mesa > Doces > Receitas de Bolos e Dicas: Como Preparar um Pão de Ló Clássico

Receitas de Bolos e Dicas: Como Preparar um Pão de Ló Clássico

O bolo pão de ló também conhecido pelo nome de esponjoso, já que ele fica fofinho como uma esponja. A origem desta receita é secular, e segundo os entendidos em história da gastronomia, a receita deste bolo teria surgido numa comunidade monástica. Especula-se que alguma freira teria repassado a receita para algum outro convento e assim o bolo pão de ló teria se popularizado na Europa.

O bolo mais parecido com o pão de ló da culinária da Inglaterra e outros países de idioma inglês, inclusive da culinária dos Estados Unidos, é o sponge cake.

Há diversas variações da receita, mas ao Brasil, teria chegado junto com os portugueses, ainda no século XVII uma das mais tradicionais delas.

Embora seja uma das receitas mais simples e também mais tradicionais, preparar um pão de ló requer muito cuidado e paciência, já que se trata de uma massa que precisa estar muito aerada. O ideal é que ela não seja preparada (pelo menos toda) em batedeira, deixe o eletrodoméstico apenas para o preparo dos ovos. Na hora de acrescentar a farinha, faça delicadamente à mão e com o auxílio de um fuê.

Ingredientes:

6 ovos;

6 colheres de sopa de açúcar;

5 colheres de sopa de farinha de trigo;

uma colher de sopa rasa de fermento em pó.

Modo de Preparo:

Separe as claras das gemas. Bata as claras até ficar em ponto de suspiro e acrescente  gema por gema às claras já em neve, batendo sempre, ainda com a batedeira ligada acrescentando aos poucos o açúcar peneirado. Peneire muito bem a farinha e acrescente à massa com a batedeira desligada, aos poucos, delicadamente, fazendo movimentos de baixo para cima. Por último, acrescente o fermento. Asse em forno médio, pré aquecido à 180º. C. Assim que estiver pronto, retire do forno para que esfrie por igual.

Dicas: a este bolo pode-se ainda serem acrescentadas nozes, maçãs picadas, e gotas de chocolate. Além disso, trata-se de um bolo ideal para ser prensado, nivelado e usado para decoração com pasta americana. Também é um dos bolos mais tradicionais servidos em festas de casamento, ao lado do bem casado.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!