Página Inicial > Receitas e Mesa > Receita Para Fazer Feijoada Completa

Receita Para Fazer Feijoada Completa

Quem não conhece a nossa tradicional receita de feijoada? Para muitos, um prato típico oriundo ainda da época da escravidão. Para historiadores, em pesquisas bem recentes, um prato que somente teria surgido no final do século XIX e que foi usado como símbolo da brasilidade pelos artistas do movimento modernista. De uma maneira ou de outra, a tradicional feijoada “ou feijuca” como é também chamada por muitos, é um prato típico e que serve como refeição completa para ser servida em grandes eventos.

Para fazer uma feijoada completa serão necessários vários ingredientes. Para a feijoada: 400 g de carne seca, 400 g de costela de porco defumada, 1 pé de porco salgado, 2 rabinhos de porco salgado, 200 g de orelha de porco salgada, 300 g de lombo de porco salgado, 2 paios, 250 g de linguiça de porco grossa, 200 g de língua de boi defumada, 100 g de bacon, 1 kg e ½  de feijão preto de boa qualidade, 6 folhas de louro, 400 g de cebola bem picadinha, 200 g de alho picado, 1 xícara de óleo, 12 laranjas peras, 12 doses de aguardente (para o caldinho).

Limpe bem as carnes salgadas, tirando o excesso de gorduras e nervuras, limpando os pelos, e colocando-as de molho em água por 24 horas. Troque a água três a quatro vezes durante este período. Lave o feijão, e coloque de molho por pelo menos 6 horas. Após o molho, ferva as carnes salgadas em peças inteiras, durante mais ou menos 20 minutos, em fogo forte, jogando a água fora, a fim de retirar o excesso de gordura. Ferva o pé e os rabinhos separadamente, colocando o limão, cortado em quatro, na água da fervura.

Coloque o feijão para cozinhar, junto com as folhas de louro e duas laranjas, com casca, cortadas em metades. Quando começar a ferver, vá acrescentando as carnes na seguinte ordem: carne seca, pé e orelha. Depois, coloque a língua, os rabinhos e a costela, e após meia hora, coloque o lombo, a linguiça, o paio e o bacon, cuidando para tirar e jogar fora, durante todo o cozimento, a gordura que for subindo à superfície. Acrescente água quente sempre que necessário, tendo o cuidado de manter as carnes sempre cobertas pelo caldo.

Doure bem a cebola e o alho em uma xícara de óleo previamente aquecido em uma frigideira e coloque na panela do cozimento. Após duas horas comece a testar o grau de cozimento das carnes com o garfo, pois nem todas chegam ao grau de maciez ao mesmo tempo, retirando e reservando as que já estiverem no ponto. Prove o sal e torne a escumar para tirar qualquer excesso de gordura. Retire duas conchas cheias de grãos e amasse com o garfo até obter uma pasta.

Misture com a feijoada e abaixe o fogo. Quando todas as carnes e o feijão estiverem no ponto, retire e corte as carnes em pedaços pequenos para servir, voltando para a panela com o feijão e cozinhando por mais 10 a 15 minutos em fogo brando. Descasque as laranjas, retirando todas as peles e sementes e corte em pedaços não muito grandes e coloque na geladeira até o momento de servir.

Prepare um arroz branco, a couve e a farofa. Faça um caldinho usando 12 doses de aguardente e 6 conchas do caldo coado da feijoada, meio ralo. Sirva todas as carnes cortadas em pedaços regulares numa travessa grande e o feijão em uma terrina funda, com tampa.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!