Página Inicial > Receitas e Mesa > Receita Para Fazer Feijão Tropeiro

Receita Para Fazer Feijão Tropeiro

O feijão tropeiro é um prato típico da gastronomia mineira e, para quem está visitando alguma cidade de Minas Gerais, quer ela seja urbana ou não, não pode deixar de saborear as iguarias da região. São tantos os sabores deliciosos que fica até difícil dizer qual é o melhor. Vale lembrar que a culinária mineira é referenciada no país todo, sendo que algumas receitas são reconhecidas e apreciadas mundialmente, como é o caso do pão de queijo e do doce de leite.

Uma dessas delícias mineiras que não podem passar fora do prato de quem está em Minas é o feijão tropeiro. A história do feijão tropeiro, de acordo com os historiadores, remonta ao período colonial, época em que os transportes de diversas mercadorias eram realizados por tropas de cavalos, a carroças de bois, e os homens que guiavam tais animais eram vulgarmente denominados de tropeiros – aqueles que guiam as tropas. Até meados do século XX, havia muito tropeiros fazendo o transporte de mercadorias entre Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Um dos alimentos que eram comumente preparados pelos tropeiros era uma mistura de farinha, feijão, linguiça, torresmos ovos e cebola. À mistura, deu-se o nome de “feijão tropeiro” em referência direta aos homens que faziam o transporte.

Aqui selecionamos uma receita para você fazer em casa um típico e verdadeiro feijão tropeiro. Para isso, serão necessários os seguintes ingredientes: 1 kg de feijão roxinho, 500 g de farinha de mandioca crua, 10 ovos, 1 cebola picada em cubos pequenos, 2 colheres de sopa detempero com alho e sal, 2 colheres de sopa de banha (que pode ser substituída por óleo comum),  1 maço de cheiro verde picado,  4 dentes de alho picados em cubos pequenos e/ou amassados,  500 g de bacon.

Depois de organizar os ingredientes, siga o modo de preparo: lave o feijão, deixe-o de molho por 30 minutos troque a água e leve ao fogo até que cozinhe. Reserve-o.  Frite o bacon e reserve. Frite os ovos nesta gordura do bacon e reserve também.Na mesma panela coloque a banha de porco ou óleo, frite o alho, a cebola e o tempero pronto. Refogue o feijão, deixando ferver por dez minutos. Acrescente a farinha aos poucos. Desligue o fogo e acrescente o bacon e por último os ovos.Sirva com arroz com alho, lombo, linguiça, couve com alho e torresmo.

Acompanha arroz branco, couve refogada, torresmo.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!