Página Inicial > Receitas e Mesa > Receita de Paella Gaúcha

Receita de Paella Gaúcha

A paella é um tradicional prato da culinária espanhola, conhecidíssimo no mundo inteiro por sua coloração acentuada, bem como o aroma inconfundível de um dos mais importantes ingredientes desse prato: o açafrão. Na receita original, a paella é feita com frutos do mar, feito também com um arroz específico. O prato paella originou-se em Valencia, e ficou famoso por levar o açafrão, que sempre foi um ingrediente considerado nobre.

Originalmente, a paella era feita por trabalhadores do campo, que misturavam vários ingredientes ao arroz, comendo ao final diretamente da panela. Com o passar do tempo, a receita evoluiu e sofreu modificações, sendo acrescentado frango, pato, coalho, chouriço, feijão verde, azeitonas e diversos condimentos que fazem com que tenha um sabor marcante e único.

Para fazer esta deliciosa e tradicional receita do sul do Brasil serão necessários os seguintes ingredientes: 1/3 de xícara (chá) de óleo de soja, 1/4 xícara (chá) de azeite de oliva, 150 g de peito de frango sem pele e sem ossos cortados em cubinhos, 150 g de corações de frango limpos, 100 g de linguiça toscana, 150 g de filé mignon cortados em cubinhos, 4 dentes de alho picados, 1 cebola grande bem cortada, 3 tomates maduros bem picados, ½ pimentão, 1 ¼ colher de (sopa) de água quente, 1 ½ colher de (sopa) de açafrão em pó, 2 xícaras (chá) de arroz, sal a gosto, pimenta do reino a gosto.
Também serão necessários alguns ingredientes para decorar a paella gaúcha: ½ pimentão vermelho cortado em rodelas, ½ pimentão amarelo cortado em rodelas, ¼ xícara (chá) de azeitonas pretas, 8 ovos de codorna cozidos, 2 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha verde picada.
Feita a organização dos ingredientes, basta seguir exatamente o modo de preparo. Primeiro, em uma panela grande e rasa, aqueça o óleo e o azeite. Doure o frango, junte os corações, a linguiça e o filé mignon.

Em seguida, refogue mexendo de vez em quando, por 15 minutos, até as carnes ficarem douradas. Acrescente o alho, a cebola, o tomate e o pimentão. Refogue bem e adicione a água quente e o açafrão e mexa bem. Junte o arroz e tempere com sal e pimenta do reino. Deixe levantar fervura e cozinhe por cerca de 8 minutos, em fogo médio, ou até o arroz ficar cozido. Retire do fogo e decore com os anéis de pimentão, azeitonas e ovos de codorna.

Polvilhe com salsinha e cebolinha e sirva quente.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!