Página Inicial > Receitas e Mesa > Receita de Molhos Variados

Receita de Molhos Variados

Os molhos são em grande parte os responsáveis por imprimir texturas, sabores às receitas e aos pratos. Os molhos vale sempre lembrar podem acompanhar todos os tipos de receitas, desde as entradas até as mais elaboradas. Simples, ou sofisticados, alguns mais consistentes. Outros já podem até mesmo servir para acompanhar pães, bolos, sorvetes.

É sempre importante também lembrar aos apreciadores vorazes de molhos que estes costumam somar sempre calorias às refeições. Molho é um acompanhamento como outro qualquer e, ingerido em quantidades significativas, podem comprometer qualquer tipo de dieta, principalmente dependendo do tipo de ingrediente usado para a sua composição.

A recomendação em casos de restrições é que aos molhos evite-se incorporar queijos, creme de leite, óleo, mel. O ideal é investir em ingredientes como aceto balsâmico, iogurte desnatado, limão, vinagre, sucos de frutas naturais, mostarda, temperos como gengibre, pimenta e ervas.

Um dos molhos muito apreciados é o agridoce. Uma boa variação que pode acompanhar carne suína é o molho de abacaxi com coentro. Para fazer esta delícia de molho são necessários: 1 colher sopa  de açúcar mascavo, 300g de abacaxi descascado e cortado em cubos de 1 cm
½  pimenta vermelha serrano bem picada, 1 colher de sopadesambaloelek, tempero indiano a base de pimentas, açúcar mascavo e sal, 1 colher de chá de suco de limão, 2 colheres de sopa  de folhas de coentro picadas, 1 pitada de sal.

Rápido de fazer – fica pronto em 10 minutos – e rende até 4 porções generosas. Leve ao fogo médio uma frigideira antiaderente e polvilhe o fundo com o açúcar mascavo. Assim que o açúcar derreter e ficar quase caramelizado, acrescente os cubos de abacaxi. Cozinhe o abacaxi por cerca de 4 a 5 minutos, mexendo de minuto em minuto com uma espátula de madeira até ficar levemente caramelizado. Despeje o abacaxi em um recipiente e junte a pimenta, o tempero indiano, o suco de limão e o coentro. Misture bem com uma colher, acrescentando sal a gosto.

Outra delícia que pode ser usado para acompanhar massas e carnes – frango cai muito bem – é o molho de agrião. Para fazê-lo são necessários 400g de agrião fresco, 100g de manteiga
500 ml de caldo de vegetais, 15g de grãos de pimenta-verde, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Rende 8 porções e fica pronto em menos de 30 minutos.

Elimine os talos mais grossos do agrião, reservando apenas os mais finos. Derreta 30 g da manteiga em uma panela. Adicione o agrião e refogue em fogo baixo por 3 minutos, mexendo continuamente com uma espátula. Junte o caldo de vegetais e grãos de pimenta, aumente o fogo para médio e cozinhe por 10 minutos. Desligue o fogo e deixe o molho em infusão mais 10 minutos, em seguida bata no liquidificador por 2 minutos. Passe por uma peneira cônica de malha fina para uma panela limpa, apertando com o fundo de uma concha. Aqueça novamente até borbulhar ligeiramente, depois retire a panela do fogo e junte a manteiga restante, um pouco por vez, com um batedor. Tempere com sal e pimenta a gosto.

 

Compartilhe:

Deixe seu comentário!