Página Inicial > Receitas e Mesa > Receita de Curry de Lentilhas

Receita de Curry de Lentilhas

O curry é uma mistura de especiarias largamente utilizada em receitas asiáticas, indianas e inglesas. Também conhecido como caril, é também muito usado para temperar arroz, no entanto, é um elemento que tem sido muito visto em frangos e peixes.

Feito à base de açafrão da terra, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, noz, moscada, cravinho, pimenta e canela, ainda pode conter o acréscimo de outros ingredientes de acordo com a preferência local, cultural.

Um prato muito apreciado e que tem como base em sua composição é o curry de lentilhas. Trata-se de uma opção rápida de acompanhamento e, o melhor, fácil de preparar. Ideal para servir com quibes, carnes assadas, filés de frangos e até peixes. O sabor é diferente e deixa um aroma incrível no local onde está sendo preparado. Pode ser prato principal, e nesse caso, ideal ser servido com legumes salteados. Comida típica de quem é vegetariano.

Para fazer um curry de lentilha serão necessários os seguintes ingredientes: 1 xícara de chá de lentilhas secas (aquelas comuns de supermercado), 2 xícaras de chá de água, 1 cebola pequena picadinha, 1 dente de alho espremido, 1 tomate picadinho, 1 abobrinha pequena picadinha (ou 1 cenoura pequena ralada), 1 colher de café de curry, 1 colher de chá de azeite, salsa fresca picada, e sal a gosto.

Esta receita serve duas pessoas, caso tenha mais convidados, o acréscimo dos ingredientes deverá ser proporcional à quantidade de pessoas a serem servidas.

Depois de organizar tudo, basta seguir exatamente o modo de preparo.

Em uma panela, panela aqueça o azeite e refogue a cebola, até que ela fique totalmente transparente. Junte o alho espremido e o curry e refogue por mais 1 minuto. Em seguida, acrescente a abobrinha ou a cenoura ralada (picadinha é uma ótima opção também), o tomate picado, o sal a seu gosto e deixe refogar em fogo médio por 3 minutos.

Feito isso, acrescente as lentilhas secas lavadas em água corrente e escorridas e cubra com a água. Quando a água ferver reduza o fogo para o médio baixo e cozinhe a lentilha com a panela semi tampada, até a lentilha esteja macia. Não deixe a lentilha desmanchar, ela precisa apenas ficar macia. Se ao longo do cozimento precisar de mais água adicione aos poucos.  Ajuste o sal, caso seja necessário e finalize com a salsa fresca picada antes de servir.

Sirva quente.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!