Página Inicial > Receitas e Mesa > Doces > Receita de Brigadeiro Romeu E Julieta

Receita de Brigadeiro Romeu E Julieta

Quem não se delicia com um brigadeiro? Mesmo para aqueles que estão em dietas rigorosas se for ofertado um docinho desses, é quase impossível de se ouvir uma negativa. Eles enchem os olhos e dão água na boca. E se for um “BRIGADEIRO GOURMET” então nem se fala.

 

brigadeiro goiabada

 

O docinho, que tradicionalmente é servido em festas infantis, já foi utilizado como iguaria servida em campanha política. Conta a lenda que as fiéis partidárias de Eduardo Gomes à eleição da Republica em 1945 e 1960, vendiam  “negrinhos” (como eram chamados pelas senhoras) para angariar recursos para a campanha.

 

brigadeiro romeu e julieta como fazer

 

O motivo real é que o então brigadeiro Eduardo Gomes  era apaixonado pelo doce feito por sua mulher. Ele não ganhou as eleições, mas o docinho, que acabou sendo batizado de “o docinho do brigadeiro” ganhou fama e prestígio. E atualmente, muito.

Há escolas que oferecem cursos para o mais variado público de como fazer brigadeiros e suas variações conhecidas como “gourmet”, as quais levam ingredientes diferenciados à receita original ou até mesmo inusitados. Uma receita de brigadeiro gourmet, também muito brasileira é a do Brigadeiro Romeu E Julieta.

 

brigadeiro romeu e julieta receita

 

Esta receita exige um pouco mais de cuidado e tempo na sua elaboração do que a tradicional.

Entretanto, o resultado final valerá a pena, principalmente para quem já curte o sabor da mistura “queijo com goiabada”. Então, mãos à obra e panela no fogão. São necessários os seguintes ingredientes:

100 gramas de goiabada lisa (pode ser a do tipo “pacotinho”);

1 lata de leite condensado (sempre de ótima qualidade);

50 gramas de chocolate branco (prefira os que não são fracionados!);

100 gramas de cream cheese;

Açúcar para enrolar.

Primeiramente, corte a goiabada em cubinhos de aproximadamente meio centímetro. Reserve.

Coloque todos os ingredientes numa panela de fundo grosso, na ordem em que eles aparecem na receita.

Leve a panela ao fogo, baixo, e vá mexendo constantemente. É necessário ter atenção, pois este tipo de brigadeiro não pode queimar, já que devido à sua coloração, pedaços seriam visíveis além do sabor ter profundas alterações. A massa também precisa ficar mais durinha do que a do brigadeiro tradicional. Se ficar molenga, não será possível enrolar a bolinhas.

 

brigadeiro romeu e julieta

 

Depois de pronta a massa, deixe-a esfriar. Em seguida, pegue uma colher de chá e retire uma quantidade que dê uma bolinha. Pegue um pedacinho da goiabada partida e achate-a no meio da massinha. Esconda-a como se fosse uma trouxinha (ou uma bolinha de queijo). Passe o brigadeiro no açúcar e ponha na forminha. Se quiser variar na coloração, use açúcar cristal colorido. O efeito visual será interessante. Rende uns 35 docinhos.

 

Compartilhe: