Página Inicial > Receitas e Mesa > Doces > Receita de Brigadeiro com Menta

Receita de Brigadeiro com Menta

Brigadeiro De Menta Para Ser Servido Com Café

Há duas unanimidades gastronômicas entre os brasileiros: a primeira é o café, que desde o século XVIII, além de produzir a riqueza de muitos Estados brasileiros e do próprio país, conquistou adeptos dos 8 aos 80 anos de idade. A segunda, uma iguaria já mais recente, o delicioso docinho brigadeiro, também agrada desde os bem pequeninos como os mais experientes na gastronomia.

 

brigadeiro com menta

 

Tanto o chocolate, presente no brigadeiro, como a cafeína, presente no café, foram os “vilões” da ciência, no que concerne a doenças como gastrite, insônia, etc. Hoje, sabe-se que ambos têm poderes energéticos e se consumidos com a devida parcimônia fazem muito bem à saúde.

 

brigadeiro com menta copinho

 

Agora, sabia que é possível combinar os dois num delicioso cafezinho servido a qualquer momento do dia? E sem nenhuma culta?

 

brigadeiro com menta receita

 

Uma boa pedida é servir um cafezinho expresso (ou até mesmo passado no coador) com uma bolinha de brigadeiro de menta, versão muito alegre e bem intencionada do cafezinho com um chocolate de menta.

 

brigadeiro de menta

 

A receita e simples, o preparo é rápido, e pode alegrar ainda mais o finalzinho do expediente de qualquer um. Mesmo daqueles que nem ousaram sair de casa.

 

brigadeiro e menta

 

Ingredientes:

1 lata de leite condensado (sempre de boa qualidade!);

3 colheres de chocolate em pó peneirado  (não use achocolatado) ou 1/3 de chocolate em barra picado (evite os fracionados);

2 colheres de manteiga sem sal (nunca use margarina, o resultado não será o mesmo);

10 a 15 gotas de extrato de menta  ou 1 colher de sopa de essência de menta (pode ser comprada em supermercado).

 

brigadeiro sabor menta

 

Modo de preparo:

Em uma panela de fundo grosso, disponha os ingredientes na ordem em que aparecem na receita. Leve ao fogo baixo e vá mexendo sem parar. Use, preferencialmente, uma espátula de silicone, evite as colheres de pau do tipo da vovó, pois elas sempre deixam resíduos,  ou ficam impregnadas de odor. O mais complicado sempre de uma receita é o ponto: então atenção ao feitio do brigadeiro.

O ponto se dá quando nas bordas a massa começar a ferver e, ao elevar a panela e girá-la em círculos, a massa se desprender totalmente. Então desligue o fogo e aguarde que esfrie. Pegue uma colher de chá como medida e vá fazendo bolinhas e polvilhando-as em confeitos bem pequeninos ou até mesmo, no próprio chocolate em pó. Depois basta que coloque – os em forminhas e faça um café bem gostoso para servir com seus brigadeiros de menta. Rende cerca de 40 a 50 docinhos.

Boa degustação!

 

Compartilhe: