Página Inicial > Receitas e Mesa > Receita de Bracciola Com Purê de Batatas

Receita de Bracciola Com Purê de Batatas

A bracciola é um prato salgado feito com carne e que é muito conhecido no Brasil todo. Conhecido ainda por outros nomes: bife à rolê, carne recheada, rolinho de carne, é uma receita originária da cozinha italiana. Muito simples e fácil de fazer, enquanto a carne cozinha na panela, prepare o purê. A bracciola com purê fica pronta em 1 hora e rende até 6 porções generosas.

Para fazer esta delícia de receita salgada – bracciola com purê de batatas – serão necessários os seguintes ingredientes: 800g de coxão mole cortadas em bifes grandes, sal e pimenta do reino a gosto, 2 cenouras cortadas em tiras, 1 linguiça calabresa defumada, sem pele e cortadas em palitos, 3 talos de salsão (aipo) cortados em tiras, 2 colheres (sopa) de azeite, 1 pitada de açúcar, 1 cebola picadinha, 4 dentes de alho amassadinhos, 1 copo americano de vinho branco, 1 kg de tomates maduros sem pele e sem sementes picados.

Já para o purê, serão necessários: ½ kg de batatas cozidas e espremidas, 2 colheres de margarina, ½ xícara (chá) de leite, ½ caixinha de creme de leite. Observação: para quem possui restrição à lactose, use leite tipo “lacfree”; faça o mesmo com o creme de leite.

Depois de organizados os ingredientes, faça o que se pede no modo de preparo. Primeiro, amacie a carne com a ajuda de um martelo. Tempere os bifes com sal e pimenta. Sobre cada bife, coloque palitos de cenoura, salsão e um pedaço de linguiça. Enrole a carne e amarre firmemente com barbante.

Aqueça o azeite em uma panela ou frigideira funda e doure as bracciolas, virando-as para dourar de todos os lados. Acrescente o alho, a cebola e o vinho e deixe evaporar. Junte os tomates, a pitada de açúcar e cozinhe com a panela, virando de vez em quando até a carne ficar macia e o molho encorpado. Se for necessário, junte água quente aos poucos no molho para que não resseque. Ajuste o sal.

O purê também é fácil de fazer. Esprema as batatas cozidas e, em uma panela, derreta a margarina e junte as batatas já anteriormente espremidas. Misture. Acrescente o leite e misture até o mesmo desprender do fundo da panela. Abaixe o fogo, acrescente o creme de leite e misture até incorporar tudo. Retire os barbantes e sirva a bracciola com um pouco de molho e o purê.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!