Página Inicial > Receitas e Mesa > Bolos > Receita de Bolo Pão de Ló, Com Recheio de Pêssego, Ameixa e Cobertura de Chantilly

Receita de Bolo Pão de Ló, Com Recheio de Pêssego, Ameixa e Cobertura de Chantilly

Que tal fazer um bolo um pouco mais sofisticado, e mesmo assim, fácil de fazer?  É o que propõe esta receita de pão de ló com recheio de pêssego, ameixa e cobertura de chantilly.

Para fazer esta delícia de receita – bolo pão de ló com recheio de pêssego, ameixa e cobertura de chantilly – serão necessários os seguintes ingredientes: para a massa de pão de ló tenha 1 xícara de chá de leite morno, 6 ovos inteiros, 3 xícaras de chá de açúcar, 3 xícaras de chá de farinha de trigo,  1 colher de fermento químico. Já para o recheio e a cobertura, tenha lata de pêssego em calda picadinho e lembre-se de reservar a calda para molhar o bolo, 1 lata de ameixas pretas picadas, 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de margarina, 1 gema peneirada, 1 lata de creme de leite sem soro, 1 lata e ½  de leite – lembre-se de usar a lata do leite condensado para medir a quantidade de leite de vaca que deverá ser a mesma medida do leite condensado; 1 colher de sopa cheia de amido de milho, coco em flocos para decorar.

Depois de organizar os ingredientes, basta seguir exatamente o modo de preparo.

Acenda o forno e deixe-o já em preaquecimento, a 180º. C.

Em seguida, bata as claras em neve. Reserve. Bata as gemas com o açúcar até formar um creme amarelo claro. Junte o leite morno e bata por uns 10 minutos sem parar. Lembre-se de peneirar as gemas antes de fazer o processo, isto evita o cheio de ovo no bolo. Sem parar de bater, vá adicionando, aos poucos, a farinha de trigo. Bata por mais uns cinco minutos. Só então misture o fermento em pó e as claras delicadamente em movimentos circulares.

Lembre-se de que a massa de pão de ló é delicada, e quanto mais aerada – ou seja – quanto mais ar entrar na massa (as bolinhas) mais fofinha ela irá ficar. Leve para assar em forno preaquecido quente em forma untada e polvilhada com farinha de trigo. Antes de colocar no forno, bata a assadeira com a massa algumas vezes numa superfície dura a fim de eliminar eventuais bolhas de ar que podem expandir e causar a quebra do bolo na hora de desenformar.

Desenforme enquanto a massa ainda está quente.

Para preparar o recheio, faça uso de uma panela funda. Nela, misture o leite condensado, a gema, a margarina e a lata de leite, usando a lata do leite condensado para medir. Não se esqueça de também peneirar a gema. Leve ao fogo e quando começar a ferver. Depois disso, misture a maizena diluída no restante do leite, mexa até engrossar bem. Desligue o fogo, acrescente o creme de leite e deixe esfriar um pouco.

Para fazer a montagem do bolo, corte a massa ao meio, faça furinhos com um garfo e umedeça a massa com a calda do pêssego. Passe o creme e cubra com o pêssego e a ameixa. Coloque a outra fatia do bolo em cima, passe o restante do creme em cima e nas laterais e decore com o coco ralado. Leve à geladeira e delicie-se.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!