Página Inicial > Receitas e Mesa > Bolos > Receita de Bolo de Fubá de Milho

Receita de Bolo de Fubá de Milho

Quem nunca experimentou um bolo de fubá com uma xícara de café? Quentinho ou frio parece ser uma grande tradição entre vários povos oferecer o bolo de fubá como uma guloseima.

Para quem não sabe, fubá é uma palavra herdada dos africanos e que designa um tipo de farinha produzida a partir do milho duro. Mas os responsáveis pela disseminação e uso deste tipo de farináceo no mundo foram os nossos irmãos portugueses, os quais a utilizam numa infinidade de receitas, que variam entre bolos, broas, pães, pudins e tantos outros. Sem contar que a partir do século XVIII, este tipo de farinha tornou-se base na alimentação dos brasileiros, em especial em regiões como Sul de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Bahia.

Além disso, o fubá serve como base para uma série de receitas que são largamente apreciadas durante períodos festivos – como as festas juninas. Durante as festividades do mês, em quermesses é muito comum encontrar a pipoca, as broas e uma infinidade de outros derivados do milho. Mas, sem sombra de dúvidas, uma das receitas mais tradicionais é a de bolo de fubá de milho, que além de fácil execução apresenta um rendimento de até 12 porções. Não dá para não fazer.

Para executar serão necessários os seguintes ingredientes.

4 ovos;

2 xícaras de chá de açúcar;

2 xícaras de chá de trigo;

1 xícara de chá de fubá;

3 colheres de sopa de margarina;

1 xícara de chá de leite;

4 colheres de chá de fermento.

Para preparar, deve proceder da seguinte maneira:

Bata as claras em neve, acrescente o açúcar, e continue batendo. É possível fazer em batedeira ou à mão mesmo. Acrescente aos poucos as gemas, a margarina, o leite, a farinha de trigo, o fubá e continue batendo. Coloque por último o fermento misturando-o com uma colher ou espátula. Não mecha muito para que não perca as propriedades químicas. Coloque a massa numa forma untada e deixe assar em forno médio pré- aquecido a 180º. graus por, aproximadamente 30 minutos, ou até que fique douradinho.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!