Página Inicial > Receitas e Mesa > Bolos > Receita de Bolo de Andares Decorado Com Flores

Receita de Bolo de Andares Decorado Com Flores

Uma receita de bolo que vai muito bem tanto para casamentos quanto para festas de aniversário – infantil, quinze anos – é o bolo de andares decorado com flores. Trata-se de um bolo mais sofisticado, que demanda um pouco mais de elaboração, mas que apresenta um resultado incrível, tanto em sabor, quanto em sofisticação. A decoração sugerida aqui é de flores, mas que pode ser adaptada de acordo com a ocasião.

Para a massa serão necessários os seguintes ingredientes: 3 colheres de sopa de farinha de rosca, 125 gramas de amêndoas assadas multiprocessadas, 125 gramas de castanha-do-pará multiprocessadas, 6 colheres de sopa de açúcar, 6 ovos de tamanho extra, essência de amêndoas a gosto.

Preparando o pão de ló de amêndoas: prepare 3 assadeiras de 25 cm de diâmetro, untadas com manteiga ou margarina e polvilhadas com farinha de rosca. Reserve. Preaqueça o forno em temperatura média alta. Em um recipiente, misture a farinha de rosca, as amêndoas e as castanhas. Reserve. Na batedeira, bata as claras em neve. Acrescente uma gema e uma colher de açúcar, alternadamente, enquanto bate, até acabar. Adicione a essência.Coloque a mistura no recipiente reservado de farinha e misture bem com o auxílio de uma colher. Em cada assadeira, coloque aproximadamente dois dedos de massa. Leve ao forno para assar até estar dourado na superfície e moreno nas laterais.

O recheio poderá ser de doce de leite ou geleia de damasco, aqui sugerimos o último. Para fazer a geleia de damasco, você precisará de 300 gramas de damascos argentinos, 300 gramas de damascos turcos, açúcar a gosto. Ferva tudo, bata no liquidificador e depois volte a mistura à panela. Cozinhe até que tenha ponto de geleia.

Também organize a compra ou feitio caseiro da pasta americana para a cobertura do bolo.

A montagem do bolo seguirá as seguintes etapas: Depois dos bolos assados, recorte as beiradas morenas e as partes que cresceram demais, e depois murcharam, de cada um dos bolos ainda nas assadeiras. Coloque as sobras do bolo em um prato e amasse muito bem com um garfo. Acrescente um pouco de calda e de geleia de damasco formando um creme para “maquiar” o bolo.Mexa até obter uma consistência de pirão meio seco. Reserve.Retire o primeiro bolo da assadeira e coloque-o na base própria de papelão (Veja Dicas de Mãe abaixo da receita) e regue com a calda para umedecê-lo.

Com o auxílio de uma colher, espalhe uma camada generosa de recheio de damasco, ou doce de leite, caso prefira. Coloque o segundo bolo sobre este primeiro e regue com a calda.Espalhe uma boa camada de geleia de damasco e coloque o terceiro bolo.Com as mãos, faça uma leve pressão nos bolos e arrume-os se necessário.Regue novamente com a calda.

Depois, tem de fazer os acertos do bolo com a mistura então reservada. Com o auxílio de uma espátula, espalhe uma camada bem fina da mistura, na parte de cima e laterais do bolo.Alise bem até deixar a superfície do bolo uniforme.Passe uma camada bem fina de geleia de damasco por todo o bolo.O bolo está preparado para receber a cobertura de pasta americana.

Decore com flores também feitas de pasta americana (chamada de pasta de flores), ou outra decoração que preferir.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!