Página Inicial > Pets > Cachorros > Raças de Cachorros: Tudo sobre os Shih Tzu

Raças de Cachorros: Tudo sobre os Shih Tzu

Quais os cuidados que se deve ter com cães da raça Shih-Tzu?

Os cães há muito são animais de estimação. Estão em companhia do homem há muitos anos. Estudiosos apontam que todas as raças que existem hoje sejam originárias dos lobos e, muitas espécies teriam, inclusive, sido cruzadas na região da Antiga Ásia, mais especificamente na China. É de lá que veio para o mundo ocidental uma das raças mais bonitas e mimosas de cães: o shih-tzu.

Conta a lenda que o shih-tzu teria sido o símbolo de um amor impossível entre uma princesa chinesa e um príncipe mongol. Então, para simbolizar o que havia de melhor entre as duas culturas, decidiram cruzar duas raças caninas: o pequenês da China e o lhasa apso. Do cruzamento das duas raças nasceu o Shih-Tzu, o cão leão.

Este cãozinho viva em palácios, cercado de cuidados e, sempre adorou ficar no colo e receber muito mimo e carinho. Mas só foi apresentado ao Ocidente em meados do século XIX e, durante a invasão japonesa em 1937, quase foi extinto.

Dóceis, leais, gentis e alegres, são também bastante hiperativos. Os shih-tzus precisam estar em companhia de seus donos, o que, alíás é um cuidado que deve sempre ser tomado. Não ficam sozinhos. E curiosamente adoram gatos! É uma raça ideal para ter em locais pequenos, uma vez que não necessitam de muito espaço para viverem.

De pelagem muito profunda, dificilmente não são notados. É um cão de alerta, embora não seja um caçador nato. Orelhas longas e caídas, olhos escuros e arredondados, com cauda  que mais se parece com um penacho que se enrola para cima. Corpo comprido, vigoroso, mas de membros curtos. A coloração do shih-tzu é bem variada. Costumam alcançar 25 cm, o peso não ultrapassa dos 8 kg, e a expectativa de vida vai até 15 anos.

Além de não deixá-los sozinhos, o maior cuidado mesmo é no que concerne à pelagem. Como ela é muito densa, deve ser escovada diariamente. Caso contrário, muitos nós vão surgir e a tosa do tipo “bebê ” será inevitável. Também é recomendável que na fase adulta cálcio seja inserido em sua alimentação, por conta do desgaste ósseo. É importante que a ração oferecida ao shih-tzu contenha antioxidantes, pois seus olhinhos lacrimejam com certa frequência, devido ao contato com o pelo. Este cuidado evita acúmulo de secreções e até mesmo possíveis infecções.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!