Página Inicial > Animais > Raça de Cavalos: Cavalo Shagya

Raça de Cavalos: Cavalo Shagya

Shagya Árabe

Os exemplares desta raça são o mais famoso produto de grandes coudelarias húngaras do século XIX e é o Árbe Shangya, criado especificamente como um cavalo de sela de qualidade, e ainda substância para uma incomparável cavalaria ligeira do reino. O chamado Shagya actual não teria degenerado, ele é um cavalo tão bom de sela quanto de tiro. E ainda muitos deles tem uma capacidade de brilhar em competições consideradas equestres, inclusive as várias competições existentes de salto.

A criação de cavalos desta raça

O centro do Shagya nada mais é do que o haras de Babolna, que foi fundado no ano de 1789. Foi então que depois do ano de 1816 Babolna acabou se concentrando em toda a criação de cavalos puros Árabes do deserto e depois cada vez mais na de mestiços da raça árabe. Estes eram principalmente descendentes de garanhões puro sangue e éguas consideras predominantemente árabes, com sangue espanhol, húngaro e ainda thoroughbred, e ainda eram maiores do que um árabe comum que tinha pelo menos 1,52. Este que é proveniente da Síria chegou a Babolna no ano de 1836. Foi então que os descendentes dele poderiam ainda ser encontrados em Babolna e em outras áreas existentes da Europa.

As características da raça

O cavalo da raça Shagya é um cavalo inteiramente árabe, tanto em seu aspecto como no seu caráter, apesar disto é o maior e conta com mais substância e ossatura do que a maioria das raças de cavalos Árabes modernos. Podemos citar que a sua cernelha é a que menos aparece pronunciada, e ainda é possível se contar com fortes espáduas mais obliquas. Suas pernas posteriores são muitas vezes um alvo de críticas legítimas aos cavalos árabes, além de serem notáveis e corretas nos Shagya.

Podemos dizer ainda que os cavalos desta raça sofrem uma grande influência da superioridade da raça árabe, e acabou desempenhando um grande papel ao desenvolvimento do chamado Shagya. Sua altura é equivalente a 1,52m, as cores permitidas são todas, porém devem ser simples e uniformes.

Este cavalo desta raça é um excelente exemplar para ser utilizado como cavalo de sela e de tiro.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!