Página Inicial > Pets > Cachorros > O Temperamento e os Cuidados Com o São Bernardo

O Temperamento e os Cuidados Com o São Bernardo

Quem está pensando em ter um cão da raça são bernardo, precisa conhecer bem as características desse cão que embora seja muito fofinho, dá muito trabalho. Os cães da raça são bernardo são originários dos Alpes,  bem entre a Itália e a Suíça, e teriam surgido bem no início do século 1. Os primeiros registros são do ano 980. No entanto, só se tornaram realmente populares e receberam esse nome no século XI, quando passaram a fazer companhia dos monges do monastério São Bernardo de Menthon. Daí, muito provavelmente, o nome de batismo da raça.

Há uma teoria de que os cães da raça são bernardo são descendentes diretos dos Mastifes Tibetano e Inglês, grandes Molossos que foram  introduzidos na Europa pelo Exército Romano. Embora não haja uma documentação rica que comprove a tese, há fortes indícios de que o são bernardo tenha sido usado como cão de trabalho na época de Roma.

De grande porte, o são bernardo se difere do bernese em diversas características, entre elas, a coloração. Os são bernardo podem ser encontrados em branco e vermelho, branco, preto e marrom, ou branco e preto. Apenas.

Eles ainda possuem uma alta expectativa de vida, podem viver entre 12 a 15 anos, se estiverem em condições favoráveis e saudáveis. São cães capazes de farejar uma pessoa soterrada há mais de 50 metros de distância. De olhos caídos e marrons, sempre expressam uma carência e docilidade. São cães muito apaixonantes.  Possuem ainda um nível de energia médio, obrigando os seus donos a passearem com eles todos os dias.

A pelagem do são bernardo também é bem característica. Pode ser de curta a média; ou longa, geralmente é lisa e macia, conta com uma oleosidade natural que protege os pelos e a pele do animal, independente do comprimento é sempre bastante densa.  Assim como a altura e peso deles também são expressivos: altura entre 61 e 70 cm, peso entre 50 a 91 quilos. Suas patas, que além de grandes e largas contam com dedos e unhas espessos, funcionam com a eficiência de verdadeiras pás, sendo capazes de cavar fundo e rápido.

O preço de um exemplar filhote segue o padrão de suas dimensões: não sai por menos de R$ 3.500,00, isto em canis que são confiáveis e que podem oferecer o pedigree do animal. Outras questões que devem ser pensadas com antecedência: não podem viver em locais pequenos e babam muito, por conta do formato da mandíbula deles. E se expostos ao calor, babam ainda mais.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!