Página Inicial > Artesanato > Que Tal Fazer Uma Caixinha de Guardados Com Tema Piratas

Que Tal Fazer Uma Caixinha de Guardados Com Tema Piratas

Que tal fazer uma linda caixa de guardados para as crianças com motivos de piratas? Essa é a proposta de artesanato que apresentamos aqui para você.

Para fazer este lindo trabalho artesanal – caixinha de guardados com tema piratas – serão necessários os seguintes materiais: caixa de papelão ou MDF com aplicações em metal, fita adesiva, papel de presente com motivos navais antigos como mapas, bússolas, navios a vela, pincel chato n⁰ 182/14 ou 815/14 (para as bases), pincel redondo n⁰  815/2 (para tinta acrílica), pincel n⁰ 815/2 (para tinta a óleo), pincel de cerdas macias sem número (para a cola), esponja, base branca PVA, óleo de linhaça, tintas acrílicas nas cores amarelo-pele, amarelo ocre, siena queimada, Siena natural, carmin, sombra queimada e sépia cola branca, tintas a óleo nas cores siena queimada, sombra queimada, violeta mauve e terra verde, cola branca, pátina de cera verde-cromo (opcional) e lixa d´água n⁰ 400.

Todos os materiais necessários são encontrados em lojas que revendem artigos para artesanato.

Não importa de que material seja propriamente a caixa, mas é fundamental que a peça escolhida tenha um formato de baú, para remeter aos tesouros dos piratas. Antes de iniciar a pintura, proteja todas as cantoneiras, metálicas ou em plástico, para não manchar.

Depois, passe a tinta branca. Serão necessárias ao menos 3 demãos de tinta, para que o resultado fique adequado. Caso seja uma caixa de papelão, o papel forrado deverá ser virado para dentro, nas bordas. Antes de pintar essa parte, forre a caixa por dentro com jornal.

Agora comece a misturar as cores para fazer a pintura da caixa. Misture ocre, amarelo e carmim, sempre faça misturas leves de cores. Acrescente base branca até que a mistura fique bem clara, e aplique com a esponja em toda a caixa. Na área mais para perto das bordas, passe de novo a mistura com menos tinta branca. A pátina nas bordas deverá ficar mais escura. O mesmo procedimento deverá ser feito em caixa de MDF. Misture siena à composição da peça.

Misture sombra queimada e sépia e aplique com a esponja nos cantos e bordas da caixa. Rasgue o papel de presente em pedaços grandes e pequenos, e cole. Não cubra toda a caixa com o papel: aplique dois pedaços, no máximo três, na tampa e nos lados maiores e um em cada um dos lados menores. Aplique as tintas à óleo com pequenas batidinhas nas extremidades dos desenhos. Aplique pátina também às partes metálicas, para efeito de envelhecimento.

Para finalizar a peça, dê mais demãos de ocre no interior da caixa.

Peça finalizada.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!