Página Inicial > Animais > Quantas Espécies de Baleias há no Mundo?

Quantas Espécies de Baleias há no Mundo?

Alguns mamíferos são verdadeiros mistérios para a maioria das pessoas, como, por exemplo, as baleias, mamíferos do mar. Você já parou para pensar em quantas espécies de baleias existem no mundo?

Quantidade estimada

Apesar de não ser um número extremamente preciso, estima-se que há em torno de 40 espécies de baleia no planeta, embora dados realmente precisos possam demorar a surgir, já que existem diversas espécies descaracterizadas ou desconhecidas.

Além disso, através de pesquisas é possível subdividir algumas espécies entre duas, enquanto a decisão por um critério de classificação acaba deixando algumas espécies de baleias evolutivamente próximas aos golfinhos.

Por fim, há a dificuldade de espécies de baleias quase em extinção, com uma população bem baixa e que, no futuro, poderá deixar de existir.

Tipos de baleias

Entre esse número elevado de espécies de baleias, há algumas que são mais conhecidas do ser humano. Veja quais são elas e saiba um pouco sobre suas peculiaridades:

– Baleia-cinzenta: Com tamanho que pode chegar a 14 metros, a baleia-cinzenta possui a maior trajetória de migração entre todas as espécies. Durante o inverno da costa oeste do México ela se reproduz, e no verão vai até o Mar de Bering, no Ártico, uma região com muita fartura de alimentos. A viagem tem uma distância de 20 mil quilômetros.

Por reagir com grande violência ao defender e proteger seus filhotes, os caçadores costumavam chamar esta espécie de peixe-do-diabo.

– Baleia-minke: Medindo até nove metros de comprimento, a baleia-minke é dividida em duas espécies, cada uma em um hemisfério da Terra. Ela pode ficar submersa por até 20 minutos, alternando uma respiração e outra. Assim como outras baleias do tipo Mysticetes, ela não possui dentes, mas sim fibras, capazes de prender nelas pequenos peixes e crustáceos.

– Orca: As baleias orca medem até 10 metros e são classificadas como as mais rápidas das espécies, atingindo velocidades de até 55 km/h. Esta é a espécie com maiores nadadeiras no dorso. São conhecidas também por “baleias assassinas”, por se alimentar muitas vezes de outros mamíferos, incluindo até mesmo tubarões e baleias maiores. Apesar de estarem entre as espécies de baleias, as orcas são da família dos golfinhos.

– Baleia-azul: Esta é a maior das baleias, chegando a 26 metros de comprimento, o que a torna também o maior animal da Terra. Com peso que pode chegar a 120 toneladas, as baleias-azuis ingerem quatro toneladas por dia.

O jato de água na parte superior de seu corpo possui um alcance de até 12 metros de altura.

– Baleia-de-Bryde: Essa espécie de baleia possui até 15 metros e costuma migrar uma distância extremamente pequena, passando o ano todo em águas subtropicais ou tropicais.

– Baleia-Fin: Também conhecida como Baleia-Comum, essa espécie possui até 24 metros de comprimento e é a que vive durante mais tempo, chegando até mesmo a 100 anos de idade. Essa espécie possui um sonar de orientação classificado como um dos mais fortes, com alcance de 850 km de distância.

Baleia cachalote: Com média de 18 metros de comprimento, essa espécie foi a inspiração para o romance “Moby Dick”. Pode descer até 2 km abaixo de superfícies, sendo o mamífero aquático que alcança maior profundidade. Sua alimentação é baseada na ingestão de lulas e o crânio enorme ajuda a espécie a captar muito bem os sinais do seu sonar.

Devido a cicatrizes que apresenta na cabeça, muitos biólogos acreditam que a espécie utiliza esta parte do corpo para golpear seus inimigos.

– Baleia-Franca Boreal: Com comprimento de até 18 metros, essa espécie tem o corpo preto e manchas brancas em sua barriga. Possui, de forma geral, calosidades na cabeça, que nada mais são do que crustáceos colados ao seu corpo. Originária do hemisfério Norte, é vista como a baleia mais ameaçada de extinção: por ser muito dócil e se aproximar de barcos com facilidade, é mais vulnerável.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!