Página Inicial > Profissões > Qual Universidade Cursar? O que Faz um Médico

Qual Universidade Cursar? O que Faz um Médico

A medicina é uma ciência que busca investigar a natureza e a causa de todas as doenças humanas, bem como tentar a cura das mesmas, além de fazer todo um trabalho preventivo em relação tanto às enfermidades quanto a busca de mais qualidade na vida de pessoas que por ventura tenham problemas de saúde crônicos ou ainda em investigação.

O profissional que atua na área – o médico – tem como objeto de estudo e foco de trabalho, portanto, a saúde humana. O bem estar, a cura e a estabilidade do organismo são suas preocupações constantes. O médico deverá ser um profissional atualizado, que nunca deixa de pesquisar para saber sobre novas técnicas e drogas que possam minimizar o sofrimento de seus pacientes.

Para quem deseja ingressar na carreira de médico, já deverá de antemão, possuir, portanto, muito gosto pela busca do conhecimento. Um médico  deve conhecer bem o funcionamento do corpo humano – órgãos, ossos, sistemas e seus funcionamentos, fazer cirurgias, elaborar diagnósticos, prescrever exames e medicamentos. Sem contar que este profissional deverá participar de programas que atendam às necessidades preventivas de doenças que atingem à população.

Há várias frentes de trabalho para um médico – hospitais públicos, particulares, postos de saúde, laboratórios, consultórios, clínicas especializadas e até mesmo em empresas, atuando como gestores.

Quem ingressa no curso de medicina precisa estar preparado para uma rotina diária integral de estudo e uma preparação longa – os dois primeiros anos são considerados para aprendizagem básica, com aulas de anatomia e patologia; no terceiro ano é que os futuros médicos terão os primeiros contatos com os pacientes, tendo aulas práticas em hospitais. Desse modo, já iniciam uma familiarização com a árdua rotina. Depois ainda virá o período de residência: mais dois anos de especialização.

Para ter o reconhecimento de seu diploma de medicina, somente o estudo não basta: é importante e exigência legal que o profissional faça uma prova de habilitação para ter o seu registro médico inscrito no Conselho Regional de Medicina.

Depois disso, o médico atuará em diversas especialidades, que vão desde as mais clássicas e desejadas como cardiologista, e cirurgião, como as mais atuais e modernas – acupuntura e alergista/imunologista.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!