Página Inicial > Educação > Qual o País que Mais Recicla no Mundo? Ranking

Qual o País que Mais Recicla no Mundo? Ranking

Dá para se reciclar quase tudo. Os principais materiais recicláveis são metal, papel, plástico e vidro. Até matéria orgânica, como sobras de comidas, legumes, verduras e frutas estragadas, cereais, sementes, casca de ovos, pão embolorado, aparas de lápis apontado, saquinhos de chá, guardanapos de papel, podas de jardim, galhos, serragem, pó de café, podem ser reaproveitados por meio do método de compostagem. Seu papel é acelerar o processo natural de decomposição da matéria e transformá-la em adubo.

Entre os países que mais reciclam estão os Estados Unidos, Japão, Alemanha e Holanda. Os EUA, por exemplo, conseguem reaproveitar pouco mais da metade do que vai parar nas lixeiras. Na Europa Ocidental, é rotina os supermercados cobrarem uma taxa para fornecer sacolas plásticas. Os clientes levam as suas de casa. Também na Europa, o bom e velho casco (de vidro ou plástico) vale desconto na compra de refrigerantes e água mineral. São campanhas que visam à melhoria do meio ambiente e têm surtido efeito.

Para a redução do lixo industrial, a União Europeia está financiando projetos em que uma indústria transforma em insumo o lixo de outras fábricas. Até a fuligem da chaminé de algumas é aproveitada para a produção de tijolos e estruturas metálicas.

A partir da década de 1970, a preservação do meio ambiente passou a ser uma das grandes preocupações mundiais. Mas foi só na década de 80 que o Brasil passou a reciclar. Hoje, no reaproveitamento das latas de alumínio, é o primeiro no ranking mundial. Recicla mais de 1 milhão de latinhas por hora; no total, reaproveita-se 94% delas. Destas, 70% são recicladas em Pindamonhangaba (SP). Mas por outro lado, despeja a maior parte dos plásticos, latas de aço e caixas longa-vida nos “lixões” a céu aberto, reciclando menos que 30% desses materiais.

E o problema é sério, já que cada brasileiro produz, em média, 1 quilo de lixo por dia, uma quantidade pequena se comparada com os 3 quilos de cada americano. Mas, somando o descarte de todos os cidadãos, os resíduos diários no Brasil chegam a 170.000 toneladas. Dessa montanha, apenas 11% é reaproveitado – cinco vezes menos do que os países desenvolvidos.

Uma pesquisa do IBOPE divulgou que 86% da população brasileira concorda que a reciclagem do lixo é um dever de todos, porém apenas 26% declarou que recicla sempre ou frequentemente. Falta conscientização.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!