Página Inicial > Pets > Cachorros > Qual é a Melhor Ração para Cachorros?

Qual é a Melhor Ração para Cachorros?

Há uma série de controversas quando o assunto é a escolha da ração mais indicada para os cães. No Brasil, especificamente, há algumas vertentes de veterinários que afirmam que animais que são alimentados com a ração seca, acabam recebendo menos nutrientes do que o necessário. Já outros, acreditam que a ração seca possa ser a melhor alternativa, uma vez que a indústria tem trabalhado permanentemente na busca pela qualidade de rações que são oferecidas aos animais de diversas espécies.

Partindo desse princípio, não existe uma regra que defina a escolha entre qual ração deve ou não ser consumida pelo animal, uma vez que nem sempre os cães se adaptam a esta ou aquela marca. Isto é fator que sempre deve ser levado em conta. Há, basicamente, três tipos de rações que são as indicadas para a alimentação de cães: as secas, as semi-úmidas e as úmidas. Todas afirmam serem fontes de alimentação balanceadas, e que já foram elaboradas para suprir as necessidades básicas e diárias dos animais. Elas variam muito em preço, e por que não em qualidade. As melhores e mais tradicionais são as mais caras do mercado.

As rações secas apresentam apenas entre 8 a 10% de água em suas composições. Também são produzidas de modo a agregar todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento do animal. Costumam ser mais baratas do que as úmidas, possuem bons prazos de conservação, são fáceis de serem armazenadas e menos odor. Mas, por outro lado, possuem conservadores e conservantes, uma vez que podem durar até um ano.

Os animais que se alimentam de ração seca possuem pelagem muito mais brilhante do que os outros, ela também ajuda a diminuir o tártaro dos dentes, e as fezes de animais que consomem ração seca, tem menos odor e são bem firmes. Não costumam causar problemas intestinais nos cães.

Rações semi-úmidas apresentam em suas fórmulas mais de 50% de água, ainda assim, é uma quantidade menor do que as úmidas que são vendidas em lata. Contudo, elas contêm muito sal e açúcar para a melhor conservação e durabilidade do alimento, o que pode promover alguns problemas aos animais, se consumidas ao longo prazo.

Já as rações úmidas são aquelas que vêm em latas, em geral, são bem mais saborosas para os animais, são ricas em calorias e gorduras e, por esta razão, desbalanceadas. Contudo, há uma corrente que afirma ser apenas uma questão industrial que luta conta este tipo de ração. As rações úmidas contêm entorno de 80% de água, o que não é suficiente para nutrir de modo correto o animal. Elas são ótimas, porém, para serem misturadas às semi-úmidas e úmidas, para que o cão se alimente melhor.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!