Página Inicial > Bem-Estar > Yoga > Qual a Modalidade de Yoga Que Uma Pessoa Deve Praticar?

Qual a Modalidade de Yoga Que Uma Pessoa Deve Praticar?

A yoga é uma das práticas que mais cresce o mundo. Milenar, há várias modalidades que hoje são praticadas no mundo inteiro, sendo que todas foram baseadas nas práticas filosóficas tão difundidas no Oriente. São milhões de pessoas que buscam a yoga como uma alternativa de vida. Mas, nem todas as modalidades são adequadas para todas as pessoas, justamente por conta da proposta que cada uma delas oferece aos praticantes.

Como há diferentes tipos de modalidade, é importante que cada pessoa que vai iniciar a prática saiba qual é a mais indicada para corresponder às expectativas. Vale lembrar a yoga é uma prática saudável para todas as pessoas e todas as idades – crianças, jovens e adultos podem fazê-la sem que haja qualquer contraindicação.

Visitar o local onde será realizada a prática de yoga é o primeiro passo para se fazer. Também é importante ter em mente que não há uma modalidade que ofereça uma sequência fechada de exercícios, uma vez que o que deve ou não ser ensinado não é consenso entre todos os instrutores. Os efeitos e os benefícios são ótimos para todas as pessoas, mas é importante escolher uma prática que se adeque de forma real a cada praticante.

A hatha yoga tradicional é uma das modalidades mais conhecidas e praticadas no ocidente. Com um ritmo tranquilo, que é imposto pelo próprio praticante, tem como foco o aumento da flexibilidade do corpo e a diminuição das tensões. Nela, há um trabalho intensivo relacionado diretamente com a respiração, por meio da técnica conhecida como vinyasa. O Ashtanga Vinyasa Yogaé reconhecido como o mais exigente dentre as modalidades, já que opera no plano físico. Durante a prática, há intenso processo de transpiração.

Já a Power Yoga é uma modalidade que foi desenvolvida nos Estados Unidos, e seria uma adaptação mais leve do Ashtanga Vinyasa Yoga. Como não é tão exigente, porém intensa, é indicada para quem quer pegar mais “leve”. Trabalha a respiração e a execução de posturas combinadas com movimento, fazendo com que o praticante desenvolva resistência, força, flexibilidade, consciência respiratória, concentração e vitalidade.

O Iyengar Yoga é considerado uma das práticas mais exigentes. Criado por B.K.S. Iyengar, com base nos ensinamentos do seu mestre, Sri T, trabalha com o conceito de alinhamento corporal. O método trabalha com o despertar de experiências escondidas no corpo, tornando conscientes os condicionamentos que moldam as estruturas musculares.

Já a Sivananda Yoga segue uma linha bem tradicional da yoga, foi elaborado na conhecida Yoga Vedanta Forest Academy de Rishikesh, na Índia, uma das primeiras instituições abertas aos praticantes ocidentais. Trabalha com a ideia deque cada indivíduo deve conscientizar-se de seu próprio corpo e higiene (mental). Trabalha com as 12 principais asanas.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!